Home | Publicação | Diocese de Caxias do Sul (RS) institui oficialmente a Escola Diaconal São Filipe

Compartilhe:

Diocese de Caxias do Sul (RS) institui oficialmente a Escola Diaconal São Filipe

15/03/2022

Diocese de Caxias do Sul (RS) institui oficialmente a Escola Diaconal São Filipe

Leitura do decreto foi feita pela secretária, Fabiane Pasa, no primeiro encontro dos candidatos ao diaconado permanente, com a presença do bispo diocesano, dom José Gislon.

A Escola Diaconal São Filipe está oficialmente instituída na Diocese de Caxias do Sul. A leitura do decreto foi feita pela secretária, Fabiane Pasa, no primeiro encontro dos candidatos ao diaconado permanente, com a presença do bispo diocesano, dom José Gislon, na manhã deste sábado, 12 de março.

Com este passo, a Diocese dá início ao período do Propedêutico dos 34 candidatos ao diaconado, que segue até o mês de novembro deste ano. A proposta é que os encontros aconteçam no sábado de manhã até o domingo de meio-dia. Nos meses de maio e de outubro de 2022, a intenção é que os encontros sejam realizados com a presença da esposa, quando é o caso de ser o candidato casado.

Além disso, receberão acompanhamento da equipe de coordenação para o discernimento vocacional, pois se compreende que o diaconado é uma vocação que precisa ser rezada, acompanhada e discernida. Entre os anos de 2023 e 2025 os candidatos terão etapas de estudo e formação teológica, pastoral, social e psicológica, em preparação à Ordenação Diaconal, programada para novembro de 2025.

Escola Diaconal São Filipe

Na Diocese de Caxias do Sul, a demanda pela instituição deste serviço à Igreja já é discutido há alguns anos, inclusive durante o episcopado de dom Alessandro Ruffinoni. Após diversas reflexões, o bispo diocesano de Caxias do Sul, dom José Gislon, nomeou, em 2021, a equipe de coordenação da Escola Diaconal São Filipe, que é composta por padres, religiosas e também leigos e leigas, com experiências em diversos serviços e pastorais da Igreja.

A coordenação tem a missão de zelar pelo bom andamento da Escola Diaconal São Filipe. Para o referido compromisso, faz-se necessário: coordenar o bom andamento e a efetivação da programação; conectar e dar coesão das pessoas das equipes (coordenação, candidatos, famílias); organizar e estar atento ao acompanhamento humano-espiritual dos candidatos. A coordenação será composta pelo coordenador e vice coordenador.

A Equipe de Coordenação é composta pelas seguintes pessoas: padre Leonardo Inácio Pereira, padre Álvaro Luiz Pinzetta, padre Marciano Guerra, padre Norberto Luiz Coltro, padre Daniel D'Agnoluzzo Zatti, padre Tiago Camozzatto, padre Paulo César Nodari, irmã Neli Basso, Henrique Rauch, Antônio Pasa, Fabiane Lorandi Pasa, Loiva Meneses, Mariana Parise Brandalise Dalsotto.

Importante será observar e tomar em consideração o acompanhamento espiritual dos candidatos. Cada candidato, além de ser acompanhado mais diretamente por um dos membros da Equipe de Coordenação, precisará ter o acompanhamento de um diretor espiritual. A Equipe de Coordenação precisará zelar muito, para que a formação, neste ano específico do Propedêutico, seja conduzida de maneira gradual e contínua, de forma a visar para cada candidato uma formação processual e integral.

Fonte: https://www.diocesedecaxias.org.br/