Home | Publicação | DIOCESE DE DUQUE DE CAXIAS (RJ) CELEBROU O JUBILEU DOS DIÁCONOS PERMANENTES NA IGREJA DO PILAR

Compartilhe:

DIOCESE DE DUQUE DE CAXIAS (RJ) CELEBROU O JUBILEU DOS DIÁCONOS PERMANENTES NA IGREJA DO PILAR

10/08/2025

DIOCESE DE DUQUE DE CAXIAS (RJ) CELEBROU O JUBILEU DOS DIÁCONOS PERMANENTES NA IGREJA DO PILAR

https://diocesededuquedecaxias.org.br/

A Diocese de Duque de Caxias (RJ) viveu, neste sábado (9 de agosto), um momento de fé, gratidão e comunhão com a celebração do Jubileu dos Diáconos Permanentes, realizado na histórica Igreja Nossa Senhora do Pilar, uma das três igrejas jubilares da Diocese. O encontro reuniu diáconos, esposas e familiares, ressaltando a importância do ministério diaconal e o testemunho de serviço à Igreja. 

As atividades começaram às 14h, no Centro Pastoral da Paróquia do Pilar, com um momento catequético conduzido pelo bispo diocesano, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, que explicou o sentido espiritual do Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança e o valor das indulgências. Após a partilha, os participantes se confraternizaram com um lanche.

Às 15h30, todos seguiram até a Igreja do Pilar, onde Dom Tarcisio presidiu a Santa Missa. Em sua homilia, o bispo destacou a figura de São Lourenço, padroeiro dos diáconos, celebrado pela Igreja no dia 10 de agosto, lembrando sua coragem, fidelidade e dedicação aos pobres. “São Lourenço nos recorda que os pobres são as estrelas e os tesouros da Igreja”, afirmou Dom Tarcísio. O bispo também recordou que, desde os primeiros séculos, o ministério diaconal esteve ligado ao cuidado dos pobres e à organização das diaconias, estruturas criadas em Roma para que “nenhum entre eles fosse necessitado”, como descrevem os Atos dos Apóstolos.

O Jubileu dos Diáconos encerrou-se com a bênção jubilar, renovando no coração de cada participante o compromisso de servir a Deus e ao povo com humildade e alegria, seguindo o exemplo de São Lourenço. 

*Colaboração: Diácono Anselmo Andrade, presidente da CRD Leste 1