Home | Publicação | DOIS NOVOS DIÁCONOS PERMANENTES PARA A DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES)

Compartilhe:

DOIS NOVOS DIÁCONOS PERMANENTES PARA A DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES)

25/08/2023

DOIS NOVOS DIÁCONOS PERMANENTES PARA A DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES)

Dois novos Diáconos foram Ordenados para o Serviço da Igreja, pela imposição das mãos do bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, e concelebrada pelo Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, Padre Bruno Sá Rangel, entre outros sacerdotes. A missa solene de Ordenação Diaconal dos candidatos Jocélio Veronex (Célio) e José Antônio Barbieri, aconteceu na Catedral de São Pedro, no dia 18 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim.

Depois de expressar a alegria da Igreja Particular de Cachoeiro de Itapemirim, o bispo destacou o dom do ministério diaconal. “A palavra Diácono significa servidor, assim, o diaconato é a primeira das identificações com Jesus Cristo, que veio para servir e não para ser servido”, sublinhou Dom Luiz Lisboa. O Bispo ainda destacou que “como ministros de uma Igreja em saída, sirvam com alegria, tanto a Deus como aos irmãos. Amparados por Deus, procedam de tal modo no exercício do ministério que possamos reconhecê-lo, fecundá-lo pela graça sacramental como sacramento da caridade de Cristo aos pobres, aos excluídos, embora vocês vão exercer muitas e diferentes funções”.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, no número 1570, cabe aos diáconos “assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia; distribuir a Comunhão; assistir ao Matrimônio e abençoá-lo; proclamar o Evangelho e pregar; presidir funerais; consagrar-se aos diversos serviços da caridade”.

Por:  Kelvin Mantuã

Fonte: https://www.diocesecachoeiro.org.br/