Home | Publicação | EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA XII ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ELETIVA DA CND/BRASIL

Compartilhe:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA XII ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ELETIVA DA CND/BRASIL

27/09/2022

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA XII ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ELETIVA DA CND/BRASIL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

XII ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

A COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS – CND/BRASIL, por seu presidente Diácono Francisco Salvador Pontes Filho, nos termos do art. 9º §3º do Estatuto Canônico, convoca os Diáconos Permanentes do Brasil para participarem da XII Assembleia Geral Eletiva da Comissão Nacional dos Diáconos, com início às 12h do dia 30 de março de 2023 (com almoço)  e término às 12h do dia 01 de abril de 2023 (com almoço),  na Casa de Retiros "Dom Luciano Mendes de Almeida", em Brasília-DF.

A Assembleia Geral, que será eletiva, terá como tema: “VOCAÇÃO: Graça e Missão” e como lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33).

Podem participar desta Assembleia Geral (AG), conforme os estatutos canônico e civil da CND/BRASIL, o bispo referencial dos diáconos do Brasil, assessores, convidados (artigo 13), membros da Presidência, conselheiros efetivos, postulantes aos cargos eletivos, ex-presidentes da CND, as esposas dos diáconos (cf Art. 4º do regulamento das assembleias Gerais da CND) e um diácono permanente de cada (arqui) diocese do Brasil, atendidos os termos do Artigo 9 §5 do Estatuto CND. Terão direito de votar e ser votados os diáconos presentes no pleno exercício da Ordem do Diaconado, regularmente inscritos na AG até o limite de 250 vagas (Artigo 13 §1 do Estatuto CND), que estejam em dia com suas contribuições junto a CND e aprovados pela respectiva Comissão Regional.

Com relação aos postulantes aos cargos eletivos da CND, deverão ser observadas as atualizações estatutárias promovidas pela Assembleia Geral Extraordinária da CND ocorrida em Aparecida – SP nos dias 08, 09 e 10 de agosto de 2022, que aprovou nova redação ao Artigo 14 § 4º, que passou então a vigorar com o seguinte teor: “O mandato da presidência eleita em Assembleia será de 04 (quatro) anos, sendo permitida uma única vez a reeleição para exercer o mesmo cargo no quadriênio imediatamente seguinte.”

Nesta Assembleia Geral serão tratados os seguintes temas:

  1. Relatório das atividades e prestação de contas da Diretoria que termina o mandato.
  2. Eleição da Presidência e dos Conselhos Econômico e Fiscal para o período 2023 a 2027.
  3. Elaboração das metas para o próximo mandato.
  4. Outros assuntos propostos e aprovados pela Assembleia Geral.

Casos omissos nesta convocação deverão ser tratados conforme o estabelecido no Artigo 29 do Estatuto da CND/BRASIL.

 

Brasília/DF, 26 de Setembro de 2022.

Dc. Francisco Salvador Pontes Filho - Presidente da CND

Dc. José Oliveira Cavalcante - Secretário da CND