Home | Publicação | ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO PARA DIÁCONOS E ESPOSAS DA DIOCESE DE JUNDIAÍ (SP) FOI REALIZADO NA CÚRIA DIOCESANA

Compartilhe:

ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO PARA DIÁCONOS E ESPOSAS DA DIOCESE DE JUNDIAÍ (SP) FOI REALIZADO NA CÚRIA DIOCESANA

04/06/2023

ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO PARA DIÁCONOS E ESPOSAS DA DIOCESE DE JUNDIAÍ (SP) FOI REALIZADO NA CÚRIA DIOCESANA

Foi realizado neste sábado, 03 de junho, às 09h, no Anfiteatro da Cúria Diocesana de Jundiaí, o Encontro de Atualização para Diáconos e Esposas.

Após as orações iniciais, as esposas se dirigiram para outra sala, onde tiveram formação com psicóloga, sobre situações atuais, como depressão, tristeza, luto, convivência fraterna.

Os diáconos tiveram formação sobre o Dia Mundial da Fome, ministrada pelo padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida, assessor do Fórum Diocesano das Pastorais Sociais, e Maria Rosângela Moretti, coordenadora da Cáritas Diocesana de Jundiaí. Ambos discorreram sobre a Semaqna Mundial do Pobre, que vendo sendo

realizada na Diocese, aprovada na 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral, em novembro de 2021.

Rosângela apresentou o histórico do Dia Mundial do Pobre, instituído pelo Papa Francisco em 2016, e realizado no 33º Domingo do Tempo Comum desde 2017. Ambos exortaram os diáconos a assumirem papel de articuladores nas respectivas paróquias, usando as sugestões apresentadas e sendo criativos na realização do evento.

Apresentaram ainda os próximos eventos sociais da Diocese: 17 de junho, das 09h às 11h30, Encontro sobre a Doutrina Social da Igreja, na Cúria Diocesana; 8 de julho, Caminhada dos Mártires; 7 de setembro, Grito dos Excluídos, na Catedral Nossa Senhora do Desterro.

O diácono Carlos Cubero, presidente da CDD/Jundiaí, apresentou a programação de eventos para o 2º semestre de 2023: Atualização para Diáconos e Esposas: 02 de setembro e 18 de novembro, na Cúria Diocesana; Confraternização de esposas e viúvas: 22 de julho, no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Jundiaí; 10 de agosto: Celebração do Dia do Diácono, na Paróquia Santo Antonio do Anhangabaú, Jundiaí; 29 de setembro a 1º de outubro: Retiro Canônico para Diáconos e Esposas, no Mosteiro de Itaici, Indaiatuba; Jubileu de Prata da Turma de 1998, na Arca da Aliança, de Várzea Paulista, no dia 10 de dezembro; Confraternização do Clero Diocesano, no dia 13 de dezembro.

No final do Encontro o Diácono Vandelino Sampaio Monteiro, Vice-presidente da CDD, e que representou o Diaconado de Jundiaí na 12{ Assembleia Geral Eletiva da CND, fez uso da palavra para apresentar relatório da Assembleia.

Foto: diácono José Carlos Pascoal - ENAC/CND (SP)