Home | Publicação | ENCONTRO PRESENCIAL DA ESCOLA DIACONAL DA DIOCESE DE RUY BARBOSA (BA)

Compartilhe:

ENCONTRO PRESENCIAL DA ESCOLA DIACONAL DA DIOCESE DE RUY BARBOSA (BA)

26/02/2023

ENCONTRO PRESENCIAL DA ESCOLA DIACONAL DA DIOCESE DE RUY BARBOSA (BA)

Os candidatos ao Diaconado Permanente da Escola Diaconal "Papa Francisco", da Diocese de Ruy Barbosa (BA), realizaram o primeiro encontro presencial do corrente ano. Momento rico e fundamental para a formação como um todo. A paróquia Senhora Sant'Anna, de Ipirá (BA) acolheu a todos os candidatos ao Diaconado Permanente em um ambiente fraterno e com especial desejo de consagrar a vida à Cristo e sua Igreja!

O encontro de formação aconteceu no dia 25 de fevereiro, das 8h30 às 15h30, no CIC (Centro Imaculada Conceição). Foi assessorado pelo padre Antoniel Peçanha, assessor eclesiástico da Escola Diaconal "Papa Francisco", pelo seminarista Augusto Mércio, e pela Irmã Daiane IIC, facilitadora da formação. Ela, com uma significativa presença e disponibilidade, ajudou os candidatos a refletirem acerca do III ANO VOCACIONAL DO BRASIL, que tem como tema: "Vocação, Graça e Missão - Corações Ardentes, pés a caminho". 

Irmã Daiane fez um breve apanhado histórico das edições anteriores, além de uma breve referência aos quatro Congressos Nacionais Vocacionais, como base e conteúdo teórico para a reflexão, estudo e formação sobre tão significativa temática. Paralelo a essa temática essencial, na parte da tarde, a irmã pontuou o tema da graça, como dom precioso e 'veículo' que torna todos cheios dos dons de Deus! A graça, como caminho transcendental para o encontro e permanência com o Senhor da história, que desde o Antigo Testamento, intensificado no Novo Testamento, até os dias de hoje, é manifestação do amor de Deus para o homem.

Por fim, falou sobre a graça a partir do mistério da Encarnação do Verbo, com uma abordagem teológica acerca da patrística e escolástica. Além de outros pensadores preponderantes, ficou marcada a abordagem sobre dois grandes pensadores da patrística e escolástica: Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. A graça e o plano salvífico de Deus para com o homem, é um desejo concreto e evidente de Deus. Pontuar a leveza e objetividade metodológica com que a Irmã Daiane conduzira o encontro.

Destaque-se ainda, a presença mui significativa e aprazível do Bispo diocesano Dom Estevam dos Santos Silva Filho, que proferiu algumas palavras de gratidão e felicitações pelo "sim" e pela presença de todos os candidatos e vocacionados ao Diaconado Permanente da Diocese de Rui Barbosa. Falou sobre a importância de sempre tomar a Palavra de Deus como centralidade de vida e missão, sobretudo, valendo-se da Lectio Divina, primeiramente em casa, em família. Falou de sua alegria pelas futuras ordenações diaconais na Diocese, sendo uma do seminarista Oscar (transitória) e do Irmão Antônio Fraga, monge cisterciense (permanente); pontuou sobre as agendas de instituição do leitorato, das vestes padrão, além da importância desse ministério e serviço, para que não sejam meros leitores, mas anunciadores de Cristo e seu Reino.

Por fim, o padre Antoniel, concluindo a formação, agradeceu à Irmã Daiane pela presença e contribuição à Escola Diaconal, além de agradecer a presença de todos os candidatos ao Diaconado Permanente. Concluiu tratando de alguns encaminhamentos, como a necessidade de integral participação no processo formativo da Escola Diaconal, além das datas e conteúdos das próximas formações. Finalizou o encontro com uma Ave-Maria e a benção de Deus!

Gratidão à Luiza e Genilva pela presença e contribuição na equipe cozinha! Gratidão às Donas Lourdes e Nice, Claudinei e Henry pela equipe de ornamentação! Gratidão ao padre Jeoval pela presença, colaboração e solicitude! Gratidão à coordenação da Escola Diaconal "Papa Francisco" pela preocupação e presença junto aos candidatos. Enfim, gratidão à todos os candidatos ao Diaconado Permanente pela presença e fraternidade. Que Deus abençoe e favoreça o bom propósito!

Colaboração: Escola Diaconal "Papa Francisco"