Home | Publicação | ESPOSAS E DIÁCONOS DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA (ES) PARTICIPARAM DE ENCONTRO PROMOVIDO PELA COMISSÃO ARQUIDIOCESANA

Compartilhe:

ESPOSAS E DIÁCONOS DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA (ES) PARTICIPARAM DE ENCONTRO PROMOVIDO PELA COMISSÃO ARQUIDIOCESANA

08/05/2023

ESPOSAS E DIÁCONOS DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA (ES) PARTICIPARAM DE ENCONTRO PROMOVIDO PELA COMISSÃO ARQUIDIOCESANA

Na manhã deste último sábado, 06 de maio, na Paróquia São Francisco de Assis em Jardim da Penha, Vitória (ES), aconteceu mais um encontro dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Vitória, que contou também com a presença massiva das respectivas esposas. Essa foi mais uma iniciativa da Comissão Arquidiocesana do Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Vitória (ES). 

O dia começou com um momento descontraído de reencontros e socialização entre os participantes, no tradicional "café com resenha", oportunidade para uma boa conversa de irmãos, ao mesmo tempo que se partilham experiências da vida e do ministério. Em seguida os presentes ouviram excelente palestra ministrada pelo diácono Julio Cesar Bendinelli, sobre "O ministério do Diácono Permanente na família e na Igreja", assunto que, segundo ressaltou o palestrante, é destaque não só no Brasil mas no mundo inteiro.  Dentre todas as relevantes abordagens feitas pelo Diácono Julio, se destacar:
• A família é a primeira igreja na qual o diácono deve servir, e deve ser para ele uma escola de caridade;
• A Igreja espera que o Diácono Permanente alcance harmonia  na relação entre a família e o exercício ministerial na Igreja;
• O Diácono Permanente experimenta em sua vida a dupla-sacramentalidade do Matrimônio (1º Sacramento recebido) e da Ordem (2º Sacramento recebido), por isso, antes de ser Diácono Permanente, há um chamado irrevogável para ser 'marido permanente'. O assessor concluí sua fala lembrando que "o Diácono Permanente ama servindo e serve amando."

Após a palestra, foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo padre o encontro assume seu ápice na Celebração Eucarística, que na manhã deste dia foi presidida pelo pároco padre Celso Porto Nogueira. A manhã foi concluída com um saboroso almoço oferecido pela CAD aos participantes. O largo sorriso no rosto da cada participante atesta a beleza, a importância e o sucesso desse tipo de evento dentro do Corpo Diaconal.
Que a Virgem Maria anime sempre a caminhada dos Diáconos dessa Arquidiocese, e seja pra todos modelo de serviço e obediência a Deus.

Colaboração: Diácono José Wander Neves - Arquidiocese de Vitória (ES)