Home | Publicação | EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DOS DIÁCONOS DA ARQUIDIOCESE DE PALMAS (TO)

Compartilhe:

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DOS DIÁCONOS DA ARQUIDIOCESE DE PALMAS (TO)

11/03/2024

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DOS DIÁCONOS DA ARQUIDIOCESE DE PALMAS (TO)

"Diácono, alarga a tenda do teu serviço!" Nesta inspiração divina foram realizados os exercícios espirituais dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Palmas (TO). O encontro, realizado na Comunidade Sementes do Verbo entre os dias 8 a 10 de março, foi conduzido por Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas.

A tenda desde o Antigo Testamento é o lugar do encontro com o sagrado e também do convívio fraterno do povo de Deus. Armar a tenda é perceber alguns elementos: a precariedade da vida, a transitoriedade da missão, o refúgio e acolhimento em meio ao ambiente por vezes hostil.

"É preciso que o diácono ouça o Cristo dizendo: passemos para a outra margem", ressaltou Dom Pedro. Sair para a outra margem é ir rumo ao desconhecido, no mar agitado de opiniões que irão divergir e até incomodar. Ficar parado no mesmo lugar também tem suas consequências. Porém, o diácono, servo de Cristo, deve ser impelido a ouvir a voz do mestre. Quem se refugia na tenda de Deus precisa lançar fundamentos para acolher também o outro, não permanecendo recoberto dos "quereres" pessoais e até egoístas.

Em um dos momentos marcantes, durante a Via Sacra existencial os diáconos foram chamados a rezar suas próprias vidas à luz do crucificado em cada estação. Dom Pedro recordou que dos ministérios ordenados o diácono é o que mais se aproxima do Cristo que se rebaixou, amou e serviu àqueles que tanto amou.

Peçamos neste tempo quaresmal que o Senhor possa favorecer a consciência de que o diácono deve alargar a tenda da sua atuação, chamado a se rebaixar, compreender e curar.

Cooperação: Diácono Leandro Henrique - Assessor de Comunicação da CAD - Comissão Arquidiocesana dos Diáconos da Arquidiocese de Palmas (TO)