Home | Publicação | Formação permanente dos diáconos tratou sobre o tema sacramentos

Compartilhe:

Formação permanente dos diáconos tratou sobre o tema sacramentos

02/08/2022

Formação permanente dos diáconos tratou sobre o tema sacramentos

Nos dias 22, 23 e 24 de julho, foi realizada a formação permanente dos diáconos da Arquidiocese de Londrina, na Casa de Retiros Emaús. Participaram também os aspirantes ao diaconato da arquidiocese que estão concluindo a formação na Escola Santo Estevão e em outubro serão ordenados diáconos.

A formação foi dirigida pelo padre Cesar Braga, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Decanato Oeste, e tratou sobre o tema Sacramentos a partir do Código de Direito Canônico e outros documentos da Igreja, como Evangelii Gaudium e Amoris Laetitia.

O padre explicou que os diáconos precisam se dedicar a evangelizar a partir da história da salvação e o anúncio do querigma. Desta forma, as pessoas que buscam e querem receber os sacramentos, terão uma vida transformada pelas graças dispensadas pelos sacramentos.

Os sacramentos não são eventos sociais, destacou padre Cesar, que muitas vezes são buscados por um desejo dos pais dos noivos. Muito mais que receber o sacramento é vivê-lo no dia a dia o com nossas vidas, ou seja, ser testemunho vivo das graças dispensada por eles.

A questão do discernimento também foi trabalhada durante toda a formação, visto que hoje a Igreja busca escutar mais seus fiéis para que possa discernir melhor cada situação que chega às comunidades, levando, assim, as pessoas a conhecerem o amor salvador de Jesus.

Anderson Okada - Pascom Arquidiocesana de Londrina

Fonte: http://arquidioceselondrina.com.br/

Fotos: Guto Honjo e Anderson Okada