Home | Publicação | III ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA FOI ENCERRADA COM MISSA NO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA

13/08/2022

Nos dias 08 a 10 de agosto de 2022 foi realizada no Seminário Redentorista Santo Afonso de Aparecida (SP) a III Assembleia Geral extraordinária Não Eletiva da Comissão Nacional dos Diáconos - CND/BRASIL. A abertura do importante evento para a vida, formação e ministério diaconal foi feita pelo Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos - CND/BRASIL, diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Manaus, CRD Norte 1). Participaram da mesa o diácono Julio Cesar Bendinelli (Vitória, ES - CRD Leste 3), Vice-presidente, diácono José de Oliveira Cavalcante (Cory) (Crato, CE - CRD Nordeste 1) secretário, e diácono Antonio Oliveira dos Santos, tesoureiro (Palmas, TO - CRD Norte 3).

No primeiro dia, a formação foi feita por Dom João Francisco Salm, Bispo de Novo Hamburgo (RS), Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC) da CNBB, com o tema: "Por uma Igreja sinodal: Comunhão, Participação e Missão, seguida da palestra sobre a Carta Apostólica Traditionis Custodes, do Papa Francisco.

A missa da tarde, celebrada na Capela do Seminário Santo Afonso, foi presidida pelo padre Silvio Roberto de Alcântara, presbítero assessor da Comissão Nacional dos Diáconos - CND/BRASIL. No encerramento das atividades do dia 08 de agosto, foi feita a partilha e os informes da CND/BRASIL e CRDs, seguida da exibição de vídeo sobre o Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon.

No dia 09, após a missa presidida pelo padre Silvio, foi apresentada a Conferência tema da Assembleia: "O Diaconado no pensamento do Papa Francisco", tendo como fonte o livro do mesmo nome do diácono Enzo Petrolino, da Itália, com prefácio do Papa Francisco. A apresentação foi feita pelo diácono Luciano Santana, da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA) e integrante da ENAP - Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica da CND/BRASIL. Foram formados grupos por Regiões e em seguida, a plenária, coordenada pela equipe da ENAP.

Na parte da tarde, a Presidência da CND e a Assessoria Jurídica trouxeram à debate a Revisão Estatuária, com revisão de texto de artigo e aprovação para a candidatura à reeleição da Presidência. As atividades protocolares foram encerradas com partilhas e informes das Comissões Regionais dos Diáconos. À noite aconteceu a confraternização de diáconos e esposas, com ágape e sorteio de livros doados pelo diácono Márcio Pelinski, da CRD Sul 2.

A Missa celebrada na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na Festa de São Lourenço, diácono e mártir, marcou solenemente o encerramento da III Assembleia Geral extraordinária não eletiva da CND/BRASIL. O Missionário Redentorista, Padre Carlos Eduardo Catalfo, Reitor do Santuário Nacional, presidiu a Missa e acolheu a família diaconal que comemorava o Dia do Diácono. Os 77 diáconos que participaram da Assembleia, mais a Presidência e Assessores, e 13 esposas de diáconos protagonistas, juntamente com os romeiros de várias localidades do país. O almoço no Seminário Redentorista Santo Afonso, marcou a despedida.

Fotos: Diácono Dorvalino Borsatto, Apucarana (PR) - CRD Sul 2.