Home | Publicação | Live com Pe. Humberto Paiva revela uma rica trajetória de vida

Compartilhe:

Live com Pe. Humberto Paiva revela uma rica trajetória de vida

28/11/2020

Live com Pe. Humberto Paiva revela uma rica trajetória de vida

A Comissão Nacional dos Diáconos (CND), através da Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (ENAC), realizou uma live, nesta sexta-feira, 27 de novembro de 2020, às 19h30, com o Pe. Humberto Paiva Brito, da Arquidiocese de Belém-PA, com o tema “A Identidade dos Diáconos Permanentes que hoje são Presbíteros: a vocação da Igreja”. A live teria também a participação do Pe. Sílvio Roberto, de João Pessoa-PB, atualmente Assistente Presbiteral da CND, mas teve problemas técnicos com a conecção de internet.

Na live, o Pe. Humberto falou sobre as duas experiências – a de Diácono Permanente e agora a de Presbítero – respondendo a perguntas dos integrantes da ENAC – Diáconos José Carlos Pascoal, José Bezerra de Araújo e Leandro Marcelino Santos. Ele foi ordenado Diácono em setembro de 2011. A esposa do então Diác. Humberto faleceu em abril de 2018 e ele foi ordenado presbítero em março de 2019. Atualmente, Pe. Humberto é diretor da Escola Diaconal de Belém, mas também é vigário paroquial e irá assumir a função de Pároco de uma paróquia que está em processo de criação.

A trajetória de vida do Pe. Humberto será narrada num livro que ele escreveu e que está em fase de organização para ser publicado. “Eu fui garçom, motorista de ônibus e de caminhão; fiz supletivo do primeiro e do segundo graus, e só então ingressei numa universidade; quando fiz vestibular, também fiz concurso para ser motorista de ônibus da universidade, e passei nos dois”, narra o Pe. Humberto. Essas histórias todas e sua rica trajetória de vida na caminhada até chegar ao Diaconato e ao Presbiterato estão narradas no livro a ser publicado. Padre Humberto tem 3 filhos e 4 netos, e mesmo depois da ordenação presbiteral ele continua morando com os familiares.

Foto de Alberto Cardoso