Home | Publicação | LIVRO DO DIÁCONO LEONARDO LUCAS TEVE APRESENTAÇÃO DE DOM SÉRGIO CASTRIANNI

Compartilhe:

LIVRO DO DIÁCONO LEONARDO LUCAS TEVE APRESENTAÇÃO DE DOM SÉRGIO CASTRIANNI

29/03/2023

LIVRO DO DIÁCONO LEONARDO LUCAS TEVE APRESENTAÇÃO DE DOM SÉRGIO CASTRIANNI

O livro "O valor da Oração - Fazendo da vida um eterno retiro", teve apresentação de Dom Sérgio Eduardo Castrianni, arcebispo emérito de Manaus (AM), já falecido. Os interessados em adquirir o livro, entrem em contato com o diácono Chiquinho.

Abaixo a íntegra da apresentação:

"Apresentar este novo livro do diácono Leonardo é para mim uma grande responsabilidade. Agradeço de coração a oportunidade de escrever algo sobre ele, como escritor, amigo, fundador, diácono da Igreja de Manaus. O livro foi escrito com o coração e de joelhos, que é como se deve estudar teologia, e este livro é um pequeno tratado de espiritualidade, uma das matérias do curso de teologia. O Leonardo é um homem de oração, que se tornou mestre pelo carisma recebido, conduzindo outros nos caminhos da intimidade com Deus. Ele teve a sorte, que chamaríamos de Providência Divina, de ter dois grandes mestres de vida e oração. Dois missionários americanos, que aos oitenta anos completos podem dizer que se transfiguraram no Senhor. Um missionário oblato de Maria Imaculada e outro jesuíta.

Conheci, eu também estes dois homens, Padre Guilherme e Padre Ronaldo Colavechio. Os dois são citados ao lado de Santo Ambrósio e Santo Agostinho. Não faltam citações de Santa Terezinha do Menino Jesus e de Santo Afonso Maria de Ligório, pondo o leitor em contato com o que há de mais precioso na Igreja Católica que é a santidade de seus membros.

As citações da Sagrada Escritura são numerosas, oportunas e bem encadeadas mostrando assim que a fonte da espiritualidade cristã é a Palavra de Deus. Nesta perspectiva bíblica de um Deus que ouve e que fala com seu Povo é que podemos entender que toda oração é um grande acontecimento. O encontro do Criador com a criatura nunca é um acontecimento banal. Ninguém reza inconsequentemente. A oração sempre tem efeito. Como bispo, sou por definição um homem de oração. Rezar é a minha profissão. Missa diária e liturgia das horas são o meu pão de cada dia. No entanto, as muitas atividades da vida impedem muitas vezes a meditação pessoal, a leitura orante da Bíblia e isto me inquieta. Lendo os diversos capítulos do livro fiz uma revisão da minha vida de oração. Por isto agradeço ao Leonardo o fato de ter escrito este livro, que esperamos não seja o último. O importante é rezar. 

Que cada vez mais convencidos disto, façamos da vida um contínuo retiro, permanecendo sempre atentos à Palavra de Deus, para que o reino venha e para que a vontade dele seja feita. 

Dom Sérgio Eduardo Castrianni