Home | Publicação | MENSAGEM AOS PARTICIPANTES DO IV ENCONTRO DA IGREJA CATÓLICA NA AMAZÔNIA LEGAL

Compartilhe:

MENSAGEM AOS PARTICIPANTES DO IV ENCONTRO DA IGREJA CATÓLICA NA AMAZÔNIA LEGAL

09/06/2022

MENSAGEM AOS PARTICIPANTES DO IV ENCONTRO DA IGREJA CATÓLICA NA AMAZÔNIA LEGAL

50 Anos do Encontro de Santarém (1972 – 2022)
 
Ao Exmo e Revmo
Dom IRINEU ROMAN, csj
Arcebispo de Santarém
Santarém – PA
 
Graça e Paz!

Estimado Dom IRINEU ROMAN, csj, a COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS DO BRASIL(CND/BRASIL), se une ao senhor, aos senhores Arcebispos, Bispos, Presbíteros, Diáconos, Vida Consagrada e ao Povo de Deus de toda a querida AMAZÔNIA, para elevar a nossa prece de gratidão a DEUS, por ocasião da celebração dos 50 Anos do Encontro de Santarém (1972 – 2022) durante o IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal que esta sendo realizado na Arquidiocese de Santarém. 

O Documento de Santarém foi analisando os passos a serem dados para concretizar suas linhas prioritárias: Encarnação na realidade e Evangelização libertadora.

Na Igreja da Amazônia a realidade é um elemento fundamental, a partir do qual construir os caminhos, entre tantos incentivar o desenvolvimento da região Amazônica em vários aspectos como a vocação, a formação dos vários ministérios e serviços onde estão inseridos os diáconos e todo o povo de Deus que pela graça Batismal somos convocados a tornar uma Igreja sinodal e em saída como nos pede o Papa Francisco.

Sabemos que as intuições daquele encontro serviram também para iluminar as reflexões dos padres sinodais, no recente Sínodo para a região Pan-Amazônica, alegrando-se pelo empenho das Igrejas Particulares da Amazônia Brasileira, por meio de suas comunidades, em levar adiante as indicações da última Assembleia Sinodal.  Que sejamos corajosos e audaciosos, à ação do Espírito Santo, anunciando o Evangelho com novo empenho e a contemplando a beleza da criação, nesse contexto queremos nos colocar em comunhão com a toda a Igreja da Querida Amazônia.

Invocando as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré. Desejamos a continuidade de novos passos missionários, no compromisso de preservar e defender a Amazônia.

Em oração e prece!

Manaus (AM), 07  de junho  2022  .
Diác. Francisco Salvador Pontes Filho
Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil - CND/BRASIL.