Home | Publicação | Mensagem da CND ao Bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM)

Compartilhe:

Mensagem da CND ao Bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM)

04/08/2019

Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV

Bispo da Prelazia de Itacoatiara

Estimados presbíteros.

Graça e paz!

A Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil se alegra pela notícia do início do processo de discernimento e formação dos candidatos ao diaconato da Prelazia de Itacoatiara.

O ser, a vocação e a missão do diácono surgem da ação criativa do Espírito Santo, na Igreja primitiva diante das necessidades da comunidade e da urgência da Igreja em cumprir a sua missão (At 6,3). A restauração do diaconato permanente pelo Concílio Vaticano II não é um retorno somente a origem da Igreja, é muito mais que isso, ela vem responder a uma nova visão ministerial de Igreja. A história e as perspectivas pastorais que tanto motivaram os padres conciliares a restaurar o ministério diaconal, na verdade, eram motivações do grande protagonista da Igreja: o Espírito Santo.

O diaconato tem a sua origem na consagração e na missão de Cristo, nas quais o diácono é chamado a participar (cf. LG, 28a).

Nos últimos anos a vocação diaconal tem crescido, isto é, muitos bispos e presbíteros têm motivado e acolhido a vocação diaconal em suas dioceses. As diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja do Brasil (Doc 96 CNBB), indicam a as etapas do processo formativo, bem como o perfil e os pré-requisitos necessários para se tornar um diácono permanente. Além das diretrizes cada diocese estabelece os seus critérios segundo as necessidades da Igreja particular. Mais que nunca a Igreja espera dos diáconos disposição missionária para servir aos mais pobres nunca Igreja em saída, companheira no caminho. “A Conferência de Aparecida espera dos diáconos um testemunho evangélico e impulso missionário para que sejam apóstolos em suas famílias, em seus trabalhos, em suas comunidades e nas novas fronteiras da missão”. (DAp 208).

Nos unimos a Comissão Regional dos Diáconos Norte 1 e nos colocamos à disposição para colaborador no processo formativo dos candidatos e rogamos ao Senhor da messe, que envie operários para a sua messe.

Que Nossa Senhora das Vocações e São Lourenço intercedam por esta iniciativa esperançosa para a Prelazia de Itacoatiara e para a nossa Igreja na Amazônia.

Fraternalmente,

Manaus 03 de agosto de 2019.

Diác. Francisco Salvador Pontes Filho

Presidente da CND