Home | Publicação | MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND AOS CATEQUISTAS

Compartilhe:

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND AOS CATEQUISTAS

30/08/2021

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA CND AOS CATEQUISTAS

COMISSÃO NACIONAL DOS DIACONOS

Manaus (AM), 29 de agosto 2021 .

As irmãs e aos irmãos Catequistas.

"Caminhemos a partir de Cristo e com Cristo que se realiza pelo espírito de comunhão e pela busca de formação cristã em seus diversos níveis".

A Comissão Nacional dos Diáconos (CND), vem parabenizar todos os catequistas por ocasião da celebração do dia 29 de agosto do ano em curso, 5º. Domingo do mês de agosto, dedicado à vocação do catequista na Igreja no mês vocacional.

“A imensa maioria do povo de Deus é constituída por leigos. A seu serviço está uma minoria: os ministros ordenados. Cresceu a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja. Embora não suficiente, pode-se contar com um numeroso laicato, dotado de um arraigado sentido de comunidade e uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração da fé” (Evangelii Gaudium).

A catequese é um processo permanente de educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente o ensino da doutrina cristã, que tem dimensão pessoal, comunitária e transformadora, vida que se confronta com o Evangelho, com as comunidades cristãs, respeitando as culturas dos povos e a sua história, dada em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de iniciar na plenitude da vida cristã.

Ser catequista é uma vocação, é um "caminhar a partir de Cristo e com Ele, não é ser uma pessoa que parte de suas próprias ideias e gostos, mas se deixa olhar por Jesus, porque é este olhar que faz arder o coração" (Papa Francisco).

Que Deus os abençoe e fortaleça a missão profética e sempre inserida no mundo, apontando caminhos de esperança que se nutrem e florescem o ministério da palavra, a saber, a pregação pastoral, a catequese e toda instrução cristã.

Fraternalmente,

Diác. Francisco Salvador Pontes Filho

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos