Home | Publicação | “MOMENTO CND” REFLETIU “VOCAÇÕES: DESPERTAR PARA O DIACONADO”

Compartilhe:

“MOMENTO CND” REFLETIU “VOCAÇÕES: DESPERTAR PARA O DIACONADO”

18/08/2025

“MOMENTO CND” REFLETIU “VOCAÇÕES: DESPERTAR PARA O DIACONADO”

O programa “Momento CND” é realizado na segunda terça-feira de cada mês, e transmitido ao vivo pelo canal da CND no YouTube e página no Facebook, trazendo sempre um tema interessante para o Diaconado do Brasil.

O programa “Momento CND”, realizado no dia 12 de agosto, entrevistou o Padre Alexandre Mothé, Coordenador Nacional do Serviço de Animação Vocacional (SAV/PV) da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Com essa entrevista, os internautas tiveram a oportunide de mergulhar no tema "Vocações: Despertar para o Diaconado Permanente" e entender mais sobre esta vocação especial.
    Padre Alexandre respondeu as perguntas dos componentes da mesa: diácono José Oliveira Cavalcante (Cory), Presidente da CND/BRASIL, diácono José Bezerra de Araújo, diácono Alan Venâncio e diácono José Carlos Pascoal, da Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação da CND (ENAC). Vários internautas também formularam perguntas que foram respondidas pelo entrevistado.
    SAV é a sigla de Serviço de Animação Vocacional e PV, de Pastoral Vocacional. São animadores do Mês Vocacional, que completa 44 anos de atividade.     O Mês Vocacional surgiu de uma inspiração de Dom Aluisio Lorscheider, então Bispo de Santo Ângelo (RS), a partir de um docummento do Papa Paulo VI. Tem a missão de difundir a cultura vocacional e celebrar a variedade de vocações.
    Padre Alexandre falou sobre os desafios para o Serviço Vocacional: “ Há uma grande transformação. Não dá para comparar a juventude de hoje com a de 4 anos atrás. O rítmo acelerado das conquistas tecnológicas, agora inclementado pela Inteligência Artificial, também exige criatividade. 
    Sobre a Vocação Diaconal permanente, o sacerdote declarou: “Trata-se de uma vocação especial. Nem todas as Dioceses do país tem o Diaconado Permanente, que tem dado importantes passos para a compreensão da vocação diaconal permanente”. “É preciso entender que a Vocação Diaconal abrange 3 dimensões que precisa estar num equilibrio muito grande: dimensão familiar, dimensão profissional e dimensão eclesial. O homem que descobre essa vocação precisa ter equilibrio e maturidade, sendo casado. Se celibatário, precisa descobrir a dimensão familiar em comunidade”.
    O programa foi transmitido ao vivo pelo canal da CND no YouTube ( https://www.youtube.com/c/Comiss%C3%A3oNacionaldosDi%C3%A1conos) e página no Facebook (https://www.facebook.com/diaconadobrasil), estando à disposição para ouvir e compartilhar.