Home | Publicação | NOS CAMINHOS DA FÉ, UM PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO

Compartilhe:

NOS CAMINHOS DA FÉ, UM PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO

29/05/2020

NOS CAMINHOS DA FÉ, UM PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO

* Diácono Luciano Lima Santana

O Projeto de evangelização Nos caminhos da Fé, surgiu no contexto da pandemia do Corona vírus (COVID 19), a proposta do canal é proporcionar reflexões a luz da Palavra de Deus e do magistério da Igreja no mundo contemporâneo. Inspirado na experiência dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35) somos chamados a percorrer o caminho da vida com o ressuscitado, que nos fala das escrituras, faz arder os nossos corações, nos abre os olhos ao partir o pão e nos envia em missão. 

Os bispos latino-americanos e caribenhos, falando aos diáconos no Documento de Aparecida, nos indica o caminho da ousadia e da criatividade missionária. Somos chamados a evangelizar as fronteiras geográficas e culturais, aonde ordinariamente não chega a ação evangelizadora da Igreja. (DAp 205). Deste modo, somos desafiados a evangelizar nas “fronteiras” das novas tecnologias: redes sociais e meios de comunicação social.

Ao tratar dos Meios de Comunicação Social, o Concílio Vaticano II dedicou um Decreto próprio, dada sua importância. No Decreto Inter Mirifica, o Concílio vê com bons olhos os avanços técnicos, que trouxeram um constante progresso aos meios de comunicação: a esses avanços, o Concílio chama de “maravilhosas invenções” (n. 1).

O Projeto de evangelização “Nos caminhos da Fé”, tem como finalidade, comunicar a riqueza da fé, para além da dimensão religiosa e devocional. Por isso, propomos oferecer um canal de reflexões iluminado pela riqueza da Palavra de Deus, pelo Magistério da Igreja, pelas reflexões dos teólogos e partilha das diversas experiências pastorais vividas pelos diáconos do Brasil, bem como a rica experiência das pastorais e organismos eclesiais.

Compreendo que a evangelização consiste no anúncio da pessoa de Jesus e o Reino que ele anuncia e inaugura. Nos caminhos da Fé, deseja promover um diálogo respeitoso e sincero, próprios da evangelização, rompendo a lógica do fundamentalismo doutrinal, – sem descuidar da doutrina, é claro – colaborando no processo pastoral de uma Igreja em saída missionária, conforme nos pede o Papa Francisco.

Desejamos, portanto, contribuir para que o nosso ministério diaconal, como ministério da ousadia e da criatividade, possa colaborar com toda a missão evangelizadora da igreja, sendo especialmente uma presença missionária e evangelizadora, cumprindo o mandato de Jesus aos seus discípulos: “Anunciai de cima dos telhados” (Mt 10, 27b).

Inscreva-se no canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnUbVg9gEJtBMi8-7z9QOZg

*Diác. Luciano Lima Santana, é mestre em teologia Pastoral pela PUC –PR. Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória da Conquista e membro da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica ENAP – CND.