Home | Publicação | NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (IMACULADA) APARECIDA

Compartilhe:

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (IMACULADA) APARECIDA

12/10/2021

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (IMACULADA) APARECIDA

Diác. Mario Angelo Braggio - Arquidiocese de São Paulo (SP)

Não há católico devoto de Maria que não saiba algo sobre a história de Nossa Senhora Aparecida. A pequena imagem, feita de terracota (argila cozida no forno), com 40 cm. de altura, retirada do rio Paraíba por três pescadores, em outubro de 1717.
   Devido ao manto de estilo espanhol, que lhe recobre a cabeça e todo o corpo dando-lhe uma forma triangular, poucos de nós damo-nos conta que se trata, na verdade, de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, ou seja, de uma imagem que representa a imaculada conceição de Maria:  a Virgem, em pé, sobre a lua, com as mãos juntas, posiciona-se numa atitude orante, enquanto pisa a cabeça da serpente, símbolo do pecado original. 
   A imagem, em atitude de fé, disponibilidade, oração, humildade, e serviço, representa, de fato, Maria, aquela que ouve a palavra de Deus com fé, guarda-a no coração e a põe em prática.
   Por outro lado, a imagem é síntese da nossa gente, do nosso povo, da nossa história. Ela não fala e não faz revelações, entretanto, a cor de canela, por exemplo, (resultante da ação do lodo do rio e da fuligem das chamas das velas e dos candeeiros à qual ficou exposta durante anos), lembra-nos a cor dos africanos que para cá foram trazidos como escravos e aqui perderam seus sonhos, sua saúde e sua vida. Sua aparente fragilidade e o pequeno tamanho, remetem-nos para o poder e para a glória de Deus, aquele que se revela aos pequenos, aos fracos, aos humildes e aos oprimidos, defendendo-os; aquele que rejeita a escravidão; aquele que está presente no próximo a quem devemos amar; aquele que nos convida a sair de onde estamos, da condição em que nos encontramos para iniciar uma nova caminhada...  
   Para a maioria de nós, brasileiros, certamente a invocação mais cara e mais preciosa de Maria é a de Nossa Senhora Aparecida, cuja festa celebramos neste dia 12 de outubro Todavia, a importância de Maria e o seu  culto  só se explicam pela insondável e livre vontade de Deus. Há que se lembrar sempre que tudo se refere a Cristo; Jesus é o centro, o modelo, a verdade, e o único caminho para o Pai. 
   Viva Nossa Senhora Aparecida!