NOTA DE FALECIMENTO: DIÁCONO ANÍSIO FONSECA AZEVEDO
19/06/2026
A Diocese de Divinópolis (MG) comunica, com profundo pesar, o falecimento do Diácono Permanente Anísio Fonseca Azevedo, ocorrido nesta sexta-feira, 19 de junho. Ele exercia seu ministério na Paróquia Santuário Santo Antônio, em Divinópolis, e se dedicava com zelo à Diaconia Carcerária. Nascido em 2 de maio de 1970, casado, Diácono Anísio foi ordenado diácono permanente em 3 de agosto de 2024, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis, pelas mãos de Dom Geovane Luís da Silva.
Além de seu serviço à Igreja, Anísio dedicou-se com competência e generosidade à educação pública municipal, atuando como diretor administrativo da Escola Municipal Padre João Bruno, no bairro Serra Verde, e da Escola Municipal Emílio Ribas, na comunidade do Choro. Profissional comprometido e respeitado, deixou um testemunho de responsabilidade, dedicação e amor ao próximo. De acordo com as informações apuradas, Diácono Anísio sofreu um mal súbito durante o exercício de suas atividades. Os primeiros atendimentos foram prestados no local e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi imediatamente acionado. Apesar dos esforços das equipes envolvidas, ele veio a falecer.
O velório acontecerá no Santuário Santo Antonio, de Divinópolis, a partir das 20h30 desta sexta-feira, 19. A missa de Exéquias será celebrada às 08h deste sábado, 20 de junho, sendo o sepultamento marcado para as 10h, no Cemitério da Colina de Divinópolis.
Em seu ministério diaconal, viveu com simplicidade e espírito de serviço o chamado de Cristo, tornando-se presença fraterna junto aos irmãos privados de liberdade e testemunha da caridade do Evangelho em meio ao povo de Deus. Neste momento de profunda tristeza, a Diocese de Divinópolis une-se em oração à sua esposa, familiares, amigos, irmãos diáconos, sacerdotes, comunidades da Paróquia Santuário Santo Antônio, às comunidades escolares onde serviu e a todos aqueles que conviveram com Diácono Anísio, pedindo ao Senhor que o acolha em sua infinita misericórdia e conceda consolo aos corações enlutados. Confiantes na promessa da Ressurreição, elevamos nossas preces por aquele que procurou viver sua vocação cristã com fidelidade e servir à Igreja e à sociedade com dedicação e amor.
A Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos Permanentes do Brasil - CND/Brasil, externa aos familiares, amigos e ao Clero diocesano de Divinópolis, as sentidas condolências. Descanse em Paz!
