Home | Publicação | O DIÁCONO E A DEVOÇÃO MARIANA

Compartilhe:

O DIÁCONO E A DEVOÇÃO MARIANA

11/08/2021

O DIÁCONO E A DEVOÇÃO MARIANA

* Diácono José Carlos Pascoal

A devoção mariana é fundamental para entendermos a missão diaconal no sentido de família, matrimônio, oração, servidão, simplicidade e discernimento. Aprender a ficar "nos bastidores" e não aparecendo no centro de tudo. A diaconia da Mãe de Jesus e nossa Mãe nos inspira a sermos simples e ousados, a prestar atenção nos detalhes e, principalmente, nas necessidades do próximo (cf. Jo 2, 10). A ir ao encontro das pessoas necessitadas, não como simples visitadores, mas, como servidores (cf. Lc 1, 39-45).

O Diretório do Ministério e da Vida do Diácono Permanente (Doc. 157 da Congregação para o Clero do Vaticano), mostra: "A participação no mistério de Cristo Servo orienta necessariamente o coração do diácono em direção à Igreja e daquela que a sua Mãe santíssima... O amor a Cristo e à Igreja está profundamente ligado à Santíssima Virgem, a humilde serva do Senhor que, com o irrepetível e admirável título de mãe, foi companheira generosa da diaconia do seu divino Filho (cf. Jo 19, 25-27). O amor à Mãe do Senhor, baseado na fé e expresso na oração cotidiana do rosário, na imitação das suas virtudes e na confiante entrega a ela, dará sentido a manifestações de verdadeira e filial devoção.

Todo Diácono deve ter uma profunda veneração e afeto a Maria; com efeito, "a Virgem Maria foi a criatura que mais do que ninguém viveu a verdade plena da vocação, por que ninguém como ela respondeu com um amor tão grande ao imenso amor de Deus. Este amor particular à Virgem, Serva do Senhor, nascido da Palavra e todo enraizado na Palavra, deve converter-se em imitação da sua vida. Será este um modo de introduzir na Igreja a dimensão mariana que muito se adapta à vocação do diácono" (57).

As Diretrizes para o Diaconado Permanente (Doc. 74 da CNBB), quando fala da espiritualidade do Diácono traz esta exortação importante: "dessa espiritualidade brota também o amor filial para com Maria, mãe de Jesus, a grande servidora que manteve plena fidelidade aos desígnios do Pai, modelo de disponibilidade e amor para todo servidor. Contemplando-a, os diáconos aprenderão o significado de uma total dedicação de amor à missão, ao louvor de Deus e à salvação dos irmãos, aprofundando sua identificação com a vontade de Cristo (Jo 2,5), que procura em tudo a vontade e a glória do Pai (Jo 4,34; 17,4)".

Portanto, temos um modelo de diaconia, motivado pelo Cristo Servidor, que é Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Que o Senhor nos ajude a manter viva a chama do amor e da servidão, despertadas em nossa vocação e, principalmente, em nossa ordenação.

* Paróquia São Benedito de Salto (SP), Diocese de Jundiaí (SP)