Home | Publicação | O Interregional na casa da Mãe

Compartilhe:

O Interregional na casa da Mãe

28/04/2010

Diácono José Carlos Pascoal

Assessor de Comunicação da CND (ENAC) e Presidente do Regional Sul 1

Nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2010 estaremos reunidos em Aparecida para o III Encontro Interregional de Diáconos e Esposas Sul 1, Leste 1 e Leste 2. Diáconos e esposas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo se comprometendo com a formação, para melhor desempenho do ministério em suas dioceses, paróquias e comunidades.

Os subsídios para esse encontro são os próprios testemunhos dos diáconos no exercício de suas missões pastorais, em especial no Ministério da Caridade. O tema “Identidade do Ser Diaconal”, proposto pela ENAP – Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica – é muito interessante para o momento vivido pela Igreja, com as perseguições, em especial contra os presbíteros, com a imagem da Igreja sendo ferida na mídia.

O Diácono, pela sua presença mais constante no meio do povo, deve testemunhar a Igreja de Cristo, servindo em especial os pobres, anunciando Cristo Servidor. Contribuirá cada vez mais para mostrar que a Igreja de Cristo é forte, é sustentada pelo Espírito Santo, é servidora.

Outro tema de estudo, “Palavra Gerando Comunhão”, está dentro do contexto de reflexão da Igreja desde 2008, tendo seu ápice com o Sínodo da Palavra no Vaticano e se estendendo por todos os continentes. Foi um dos temas principais da recente Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em Brasília.

Estaremos em Aparecida, ao lado da Mãe Aparecida, nos braços da Mãe, para pedir forças, pedir discernimento, pedir coragem para enfrentar nossa missão. Sabemos da impossibilidade de contarmos com todos os Diáconos e esposas dos 4 Estados dos Regionais Sul 1, Leste 1 e Leste 2, mas sabemos da importância da presença dos líderes que deverão multiplicar as reflexões e ensinamentos que obteremos nesse encontro.

Cada vez mais a Igreja necessita de Diáconos comprometidos com o Ministério. Que não sejamos apenas um volumoso número no Clero brasileiro, mas sejamos vistos por todos como uma parcela muito importante do Clero nacional. A intercessão de Maria e a misericórdia do Pai, que ouve o Filho e nos dá o Espírito em plenitude, fará com que sejamos dóceis à ação do Espírito e cada vez mais servidores comprometidos como Maria.

Vamos refletir muito a exortação que nos dá o Apóstolo dos gentios na Carta aos Efésios: “Exorto-vos, pois – prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação a qual fostes chamados, com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos.” (Ef 4, 1-6)

O que pedimos ao corpo diaconal é que ore por nós, para que sejamos totalmente atingidos pela graça de Deus. Maria, Mãe da Divina Graça, rogai por nós, que recorremos a vós!

data do artigo: 28/04/2010