ORDENADOS 12 DIÁCONOS NA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO
17/12/2024
“Celebramos hoje a memória de Santo André Apóstolo, o primeiro a ser chamado por Jesus. André e seu irmão Pedro foram chamados à beira do lago de Genesaré, também conhecido como Mar da Galileia, para seguir o Senhor. Esse acontecimento nos lembra o número 12, que corresponde ao número de novos diáconos permanentes em nossa arquidiocese”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, ao iniciar sua homilia na missa que presidiu de ordenação de 12 diáconos permanentes, realizada na Catedral de São Sebastião, no Centro, no dia 30 de novembro. “Para todos nós, representa um belo simbolismo de virtude e dinamismo apostólico, que se concretiza e se manifesta em nossa cidade por meio dos diversos ministérios, serviços e, sem dúvida, de modo especial, pelo trabalho dos diáconos permanentes”, acrescentou o arcebispo.
Foram ordenados: Alexandre Tadeu Soares Pinheiro, Carlos Alberto Rojo da Silva, Carlos Erneste Osório da Silva, Carlos Henrique Ribeiro Portelinha, Carlos Nunes de Souza, Edson Luiz do Nascimento, Enio Souza Leão Araújo, Magno Santana Chalfun, Marcelo Antonio Espolador de Oliveira, Paulo José dos Santos Manso, Rodrigo Barbosa Basassi e Rogério Machado.
Entre os concelebrantes estavam os bispos auxiliares Dom Roque Costa Souza e Dom Célio Calixto, o emérito Dom Assis Lopes, e o pároco da Catedral de São Sebastião, cônego Cláudio dos Santos, e representando a Escola Diaconal Santo Efrém, o diretor, cônego Jorge André Pimentel, e o diretor-adjunto, padre Guilherme Freitas Silva Almeida.
* Fonte: https://arqrio.org.br/