Home | Publicação | PACTO EDUCATIVO GLOBAL FOI TEMA DE FORMAÇÃO DE DIÁCONOS E ESPOSAS DA DIOCESE DE JUNDIAÍ (SP)

Compartilhe:

PACTO EDUCATIVO GLOBAL FOI TEMA DE FORMAÇÃO DE DIÁCONOS E ESPOSAS DA DIOCESE DE JUNDIAÍ (SP)

29/05/2022

PACTO EDUCATIVO GLOBAL FOI TEMA DE FORMAÇÃO DE DIÁCONOS E ESPOSAS DA DIOCESE DE JUNDIAÍ (SP)

Os diáconos e esposas da Diocese de Jundiaí (SP) realizaram reunião de Formação Permanente neste sábado, 28 de maio, das 08h30 às 12h, no Edifício Cristo Rei da Cúria Diocesana de Jundiaí, tendo como tema principal da pauta o Pacto Educativo Global, "um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade".

Após a oração inicial, foram acolhidos os 60 novos diáconos da Diocese, ordenados em abril e maio deste ano, muitos deles com as respectivas esposas. A acolhida foi feita pelo Coordenador da Comissão Diocesana de diáconos, diácono Carlos Alberto Cubero e pelo bispo diocesano dom Vicente Costa. Foi apresentada aos novos diáconos a Diretoria da Comissão Diocesana.

O assessor do tema principal, Vinicius Paiva, do Instituo Malagodi de Jundiaí, apresentou o Instituto e suas propostas para a educação Global, seguida dos pontos principais do Documento do Papa Francisco "Pacto Educativo Global". Destacou as necessidades educacionais do país, apresentando pesquisas sérias que mostram o declínio da educação em todas as etapas. Por fim falou sobre a Campanha da fraternidade de 2022, cujo tema é "Fraternidade e Educação". Exortou os diáconos e esposas, em especial os que são ligados à área da Educação, a colaborarem com o projeto educacional diocesano e com a Pastoral da Educação, recém restaurada.

O diácono Pedro Fávaro Júnior, segundo secretário da CDD, fez uma apresentação, através do site da CND, do processo de filiação e da carteirinha diaconal. Falou da importância de todos os diáconos serem filiados, para que se alcance a verdadeira comunhão da família diaconal no Brasil. A exortação também foi feita pelo coordenador diácono Carlos Cubero e pelo bispo diocesano Dom Vicente Costa. O diácono José Carlos Pascoal, assessor da ENAC/CND, e provisionado na Diocese de Jundiaí, foi apresentao como o contato para que seja promovido a curto prazo o processo de filiação.

O próximo encontro de formação será no dia 13 de agosto de 2022. Nos dias 09 a 11 de setembro, na Casa das Irmãs Carlistas de Jundiaí, será realizado o Retiro Diocesano para Diáconos e Esposas e na reunião do dia 19 de novembro haverá a eleição da nova diretoria.

O encontro foi encerrado com a oração diaconal, após as falas do padre Aguinaldo Tavares ribeiro, assessor diocesano dos Diáconos e dom Vicente Costa.

De Jundiaí (SP), diácono José Carlos Pascoal - Enac/CND