Home | Publicação | PRESIDENTE DA CND FOI ENTREVISTADO NO "MOMENTO CND"

Compartilhe:

PRESIDENTE DA CND FOI ENTREVISTADO NO "MOMENTO CND"

19/01/2024

PRESIDENTE DA CND FOI ENTREVISTADO NO

Promovido pela ENAC - Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação da CND, foi realizado nesta terça-feira, 16 de janeiro, às 20h30, a primeira edição do programa "Momento CND" de 2024. O entrevistado foi o presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND/BRASIL), diácono José Oliveira Cavalcante (Cory), que falou sobre as perspectivas e expectativas da Presidência da CND com vistas às atividades presenciais e virtuais durante este ano.

"Mesmo após a pandemia, estamos tendo dificuldades em realizarmos mais atividades presenciais, que são muito importantes pela convivência, estreitamento de relações entre as Comissões e Assessorias. A retomada dos calendários da CNBB e das Arquidioceses e Dioceses, além do preço alto das passagens aéreas são algumas das dificuldades, superadas com eventos virtuais", disse o diácono Cory.

Diácono Cory exortou os presidentes das Comissões Regionais dos Diáconos, Comissões Arquidiocesanas e Diocesanas a se empenharem na filiação dos diáconos, para que tenhamos uma estatística mais fiel do número de Diáconos Permanentes no Brasil. A ENAC sugeriu, ideia encampada pelo presidente, de que os Regionais comuniquem à CND as ordenações ocorridas em tempo propício, além dos óbitos de diáconos e esposas. Serão realizadas edições do "Momento CND" para apresentar ao Diaconado do Brasil as equipes de Assessoria, diáconos e presbíteros indicados pela Presidência.

O presidente apresentou ainda o calendário preparado pela Diretoria da CND e das propostas assumidadas pela CND para o quadriênio 2023/2027 junto à CMOVC - Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.  Esssas propostas são importantes porque resgata, pós-pandemia atividades essencias para o Diaconado Brasileiro.

O calendário apresentado pelo presidente é mostrado abaixo:

* Reunião Ampliada Presencial do Conselho Consultivo – Presidência (Diretoria) da CND; Presidentes ou representantes das CRDs; Assessorias; Bispo referencial; convidados da Presidência. Data: 08, 09 e 10 de Maio de 2024, na Casa “Dom Luciano” de Brasília (DF).

* Encontro Inter-regional dos Diáconos "SULÃO" - Paraná (Sul 2), Rio Grande do Sul (Sul 3) e Santa Catarina (Sul 4). Data: 07, 08 e 09 de junho de 2024, no Instituto São José, de Santa Maria (RS).

* Assembleia Geral Não Eletiva da CND. Data: 17, 18 e 19 de outubro de 2024 (a confirmar), na Casa “Dom Luciano” de Brasília (DF).

* Reunião Ampliada Presencial do Conselho Consultivo. Data: 13, 14 e15 de março de 2025, na Casa “Dom Luciano” de Brasília (DF).

* Jubileu dos Diáconos do Brasil. Data: 14, 15 e 16 de agosto de 2025 – Local a confirmar.

* XVII Encontro Nacional de Diretores e Formadores das Escolas Diaconais. Data: 13, 14 e 15 de Outubro de 2025, na Casa “Dom Luciano” de Brasília (DF).

* Reunião Ampliada Presencial do Conselho Consultivo. Data: 12, 13 e 14 de Março de 2026, na Casa “Dom Luciano” de Brasília (DF).

 

REUNIÕES VIRTUAIS COM AS CRDS: 

* 1ª Reunião Virtual com CRDS em 17 de Junho 2024.

* 2ª Reunião Virtual com CRDS em 16 de Setembro 2024

* 3ª Reunião Virtual com CRDS em 18 de Novembro de 2024.

Quanto aos projetos apresentados à CMOVC, o presidente Cory reafirma o propósito de levá-los a termo.

O Plano Quadrienal da CNBB é tradicionalmente baseado nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

* PROJETO 1 - REUNIÃO AMPLIADA PRESENCIAL DO CONSELHO CONSULTIVO - Motivar os diáconos do Brasil a estarem presentes nas periferias existenciais e geográficas, acompanhando os mais vulneráveis e lutando pela justiça social.

Data - 09-10-11 de Maio de 2024 - CDL Brasília.

* PROJETO 2 - ENCONTROS DOS INTER-REGIONAIS - Promover proximidade entre os diáconos e suas famílias para favorecer a consciência da identidade da vocação e missão, superando o isolamento.

Data -Durante o ano de 2024.

* PROJETO 3 - XVIII ENCONTRO NACIONAL DE DIRETORES E FORMADORES DAS ESCOLAS DIACONAIS – Promover a vocação diaconal buscando constantemente a formação e o aprofundamento humano e espiritual, no cumprimento da missão superando a compreensão de suplência dos presbíteros.

Data - 2026

* PROJETO 4 - CONGRESSO NACIONAL DOS DIACONOS PERMANENTES E ESPOSAS DO BRASIL - Refletir e fortalecer a caminhada do ministério diaconal. Proporcionar um espaço para interação, entre as esposas e aos futuros diáconos.

Data - 2026.

* PROJETO 5 - JUBILEU DOS DIACONOS DO BRASIL - Acolhendo às orientações da Igreja de que o jubileu deverá ser celebrado no contexto universal, nacional e das igrejas particulares e, ser vivido por todo o povo, o povo de Deus, os diáconos também desejem se colocar como peregrinos da esperança. Faremos uma peregrinação à casa da Mãe Aparecida como oportunidade do diácono aprender com a Serva do Senhor o verdadeiro modo de servir. O Jubileu dos Diáconos Permanentes do Brasil, se inspira na proposta do Jubileu dos diáconos que se dará em Roma em 21 de fevereiro de 2025.

Data - Agosto de 2025.

* PROJETO 6 - ASSEMBLEIA GERAL NÃO ELETIVA DA CND - Ajustar o Estatuto da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) ao Estatuto Canônico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) diante de exigência normativa eclesial (cf. Art. 91).

Data - Março de 2025

* PROJETO 7 - ASSEMBLEIA GERAL ELETIVA DA CND - Eleição para o quadriênio 2027-2031, visando à alternância dos membros da Diretoria da CND, bem como dos membros de suas assessorias, conforme Estatuto Canônico da CND. Prestação de contas da Diretoria que encerra o seu mandato, referente ao quadriênio 2023-2027, eleger os membros da Diretoria para o próximo quadriênio e aprofundar o estudo do tema da assembleia.

Data - Março 2027.

Por: ENAC - Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação