Home | Publicação | PRESIDENTE DA CND REUNE EXECUTIVA E DISCUTE ENCONTRO DAS ESCOLAS DIACONAIS E ASSEMBLEIA ORDINÁRIA

Compartilhe:

PRESIDENTE DA CND REUNE EXECUTIVA E DISCUTE ENCONTRO DAS ESCOLAS DIACONAIS E ASSEMBLEIA ORDINÁRIA

01/12/2021

PRESIDENTE DA CND REUNE EXECUTIVA E DISCUTE ENCONTRO DAS ESCOLAS DIACONAIS E ASSEMBLEIA ORDINÁRIA

O Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), reuniu os componentes da Executiva Nacional, mais as assessorias e presidentes das Comissões Regionais de Diáconos (CRDs), nesta última terça-feira, 30 de novembro de 2021. A reunião virtual também contou com a presença do Bispo Referencial dos Diáconos no Brasil, Dom João Francisco Salm. O objetivo foi discutir e encaminhar assuntos relativos ao Ano Vocacional, que será de novembro de 2022, começando na Festa de Cristo Rei, a novembro de 2023, também terminando na festa de Cristo Rei; o XVI Encontro de Diretores das Escolas Diaconais, de 14 a 17 de março de 2022, em Brasília, de forma presencial, com o tema “Vocação, Graça e Missão”; e a Assembleia Geral Ordinária dos Diáconos, que será de 29 a 31 de julho de 2022, em Belo Horizonte, também de forma presencial. O tema da Assembleia será “O Diaconato Permanente no Pensamento do Papa Francisco”, com o lema “Uma Igreja Pobre para os Pobres”.

A Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica (ENAP) apresentou a proposta temática do Encontro de Formadores e Diretores das Escolas Diaconais, que foi discutido e passou por ajustes. Nos debates, surgiram também propostas para a elaboração de um currículo mínimo e básico como sugestão para as escolas diaconais das Dioceses, que poderão suprimir, acrescentar ou adaptar o currículo conforme a realidade de cada uma. A decisão foi encarregar a ENAP de se reunir posteriormente, avaliar a proposta e as sugestões feitas na ocasião e acrescentar outros temas no conteúdo curricular para posterior discussão.

No final, o Presidente, Diác. Chiquinho, deu informações sobre a sede em Brasília. “Já pagamos uma parte, estamos fazendo o registro em cartório, só faltando alguns documentos da CNBB, que estão sendo providenciados. Quando registrarmos em cartório, pagaremos o restante à CNBB. Temos também um projeto de reforma já pronto. Pedimos um orçamento da reforma a uma empresa, mas a proposta é muito alta, muito além do que podemos pagar, e então, vamos ver com outras”, informou. Ele também informou que atualmente já existem Diáconos Permanentes em 299 circunscrições eclesiásticas. Referiu-se, também, às perdas de diáconos para a Pandemia e outros males. “Perdemos muitos irmãos para a COVID e outros males. Em 2020, foram 24; em 2021, já são 41; e outros 32, neste período, para outras doenças”, disse. Também apelou para que os Diáconos que forem ao Congresso Eucarístico Nacional, em Recife, possam ir até Garanhuns, onde será erguido um monumento ao Diácono João Luiz Pozzobon. No final, Dom João Francisco Salm fez a oração e deu a bênção de despedida.

Foto/print: Diác. José Bezerra de Araújo