PRESIDENTE DA CND/BRASIL EXPÔS SITUAÇÃO DO DIACONADO NO BRASIL AO REPRESENTANTE DO NÚNCIO APOSTÓLICO
02/09/2022
O Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos, diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), tem aproveitado sua participação na 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil para estreitar laços e expor a atuação dos diáconos nas Dioceses brasileiras. Nesta sexta-feira, 02 de setembro, teve um diálogo produtivo com Monsenhor Josep Antony, representante do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro. Monsenhor Josep participa da Assembleia Geral que está sendo realizada em Aparecida (SP).
O diácono Chiquinho envia mensagem aos diáconos do Brasil através da ENAC/CND (Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação).
Caríssimos irmãos diáconos e esposas, saúde e paz!
Acabei de sair de um pequeno encontro com o Monsenhor Josep Antony, representante do senhor Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro. Nossa preocupação foi colocá-lo a par das nossas atividades e a presença do diaconato permanente em mais de duzentas igrejas particulares no Brasil.
Conversamos, também, sobre a nossa participação no Sínodo para a Amazônia no Vaticano; a conversa que tivemos com o Santo Padre, Papa Francisco; a vontade do Santo Padre em ter mais diáconos permanentes na Amazônia; a quantidade de diáconos na Amazônia e no país.
Foi uma conversa muito proveitosa e descontraída e, espero, tenha frutos promissores. Alinhamos uma agenda que nos permitirá um encontro com o senhor Núncio Apostólico, provavelmente em outubro em Brasília ou novembro no Congresso Eucarístico Nacional em Recife.
Abraço fraterno à família diaconal brasileira.
Diácono Francisco Salvador Pontes Filho
Presidente da CND/BRASIL
Aparecida/SP.