Home | Publicação | Presidente diácono Chiquinho participou da Reunião virtual do Conselho Permanente da CNBB

Compartilhe:

Presidente diácono Chiquinho participou da Reunião virtual do Conselho Permanente da CNBB

30/10/2020

Presidente diácono Chiquinho participou da Reunião virtual do Conselho Permanente da CNBB

Caríssimos irmãos diáconos e esposas, saúde e paz!

Ontem, dia 28 de outubro, participamos da reunião do Conselho Permanente da CNBB, com uma pauta bastante extensa e que exigiu um esforço significativo de todos os participantes e da coordenação dos trabalhos na pessoa de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB e de Dom Joel Portella Amado, secretário geral, ainda em modalidade virtual. Uma Análise de Conjuntura Eclesial, a partir de princípios norteadores, que impulsiona o nosso olhar sobre o mundo e sobre a Igreja, que atravessa o olhar do Deus Trindade, fonte de amor, que se manifesta na misericórdia; na compaixão dos gestos do Filho e no vigor do Espírito Santo, que faz novas todos as coisas. Vamos disponibilizar este conteúdo em tempo oportuno para apreciação de todos os irmãos.

Outra reflexão relevante versa sobre a Ação de Inconstitucionalidade (ADI) 5668, na qual se pede que o (STF), interprete o Plano Nacional de Educação (aprovado pela Lei13.005/2014), conforme a Constituição, alegando que não estão contempladas a prevenção e proibição do bullying homofóbico que discrimina crianças e adolescentes por gênero, identidade de gênero e orientação sexual. Votação prevista para o dia 11 de novembro próximo. O conteúdo desta Nota, já enviamos a todos com o devido posicionamento da CNBB, a respeito.

Uma outra mensagem da CNBB, sobre as eleições municipais, chamando a atenção para uma participação responsável, neste momento em que vivemos uma profunda crise social, econômica, política e ética, também foi aprovada com onze pontos a serem refletidos por eleitores e, principalmente, por aqueles que buscam um cargo eletivo, tanto no legislativo municipal, quanto no executivo. Vale a pena se debruçar sobre essas orientações, que faremos chegar a todos.

O Pacto pela Vida e pelo Brasil, mais uma vez foi lembrado, como caminho profético, em uma sociedade descompassada, de grandes mudanças e de grandes desafios a serem enfrentados. Esta iniciativa da CNBB, obteve grande repercussão nacional.

O Congresso Eucarístico Nacional, foi transferido para o período de 11 a 15 de novembro de 2022. Quanto a isso, teremos tempo para nos inteirar melhor e planejar bem a nossa participação. O Congresso Missionário Nacional, programado no mesmo período do Congresso Eucarístico Nacional, será realizado em outro período a ser definido e divulgado posteriormente.

O Colégio Pio Brasileiro, em Roma, mantido pela CNBB, tem nova direção. O padre José Otácio, da Diocese de Nova Iguaçu/RJ, assumiu como novo diretor. Mudança, também, no Centro Cultural Missionário - CCM, em Brasília. Assume a direção da casa, o padre Djalma Antônio, salesiano de Dom Bosco.

Os Senhores bispos, se encontrarão no dia 25 de novembro, para um encontro virtual. A proposta, como tema para este evento, será uma Análise de Conjuntura Eclesial, abordando a Igreja no Brasil e no mundo. O cardeal Tolentino será o convidado para assessorar o encontro.

O encontro sobre Economia de Francisco, está confirmado para o período de 19 a 21 de novembro de 2020. Fico devendo a modalidade, se presencial ou virtual.

A CNBB, fará uma reunião em janeiro para definir sobre encontros presenciais em sua sede e, também, no CCM. Vamos aguardar para ajustar a nossa agenda.

Com gratidão,

Diác. Francisco Pontes

Presidente da CND

Manaus/Am.