Home | Publicação | Presidentes dos Regionais apresentam relatórios do Diaconado no Brasil

Compartilhe:

Presidentes dos Regionais apresentam relatórios do Diaconado no Brasil

22/08/2019

Presidentes dos Regionais apresentam relatórios do Diaconado no Brasil

A Reunião Ampliada do Conselho Consultivo da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) teve início nesta quinta-feira, 22 de agosto, às 14h, sob a coordenação do diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), presidente da CND. Reúne os membros da Presidência, os presidentes das Comissões Regionais dos Diáconos, os membros do Conselho Fiscal e os integrantes das Assessorias: Jurídica, Relações Internacionais, da Presidência, Religiosa, da Comunicação e Pedagógica. Está sendo realizada no Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília (DF).

Após a acolhida pelo presidente da CND, foram apresentados os relatórios das Comissões Regionais, demonstrando números de diáconos, de Escolas Diaconais e de candidatos ao diaconado. Falaram também dos frutos e das dificuldades enfrentadas pelo diaconado em suas regiões, em especial nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste. De maneira geral, há um aumento considerável de diáconos no Brasil, superando o número de 5.000, sendo estimulado um processo de filiação à CND, já que o número de filiados não alcançam 4.000. Na questão da manutenção da CND, está sendo organizado um programa de conscientização junto aos diáconos através dos Regionais e das Comissões Diocesanas.

Os diáconos Alberto Magno de Carvalho Melo, assessor das Relações Internacionais, e José Durán y Durán, assessor da Presidência falaram da necessidade de maior intercâmbio com os diáconos do Exterior, em especial da América Latina, América do Norte e Europa. “É importante a participação de diáconos brasileiros em eventos internacionais do diaconado”, disseram.

Outro assunto importante da pauta discutido neste primeiro dia foi o da proposta de realização dos Encontros Interregionais, que havia sido suspensa na Assembleia não eletiva de Aparecida. Por unanimidade, foi aprovada para realização em 2022, em preparação para a Assembleia Geral e Eletiva de 2023.

O presidente diácono Chiquinho também apresentou o Assessor Religioso da CND, padre Silvio Roberto de Alcântara, da Arquidiocese da Paraíba. Padre Silvio falou de sua alegria em servir ao diaconado. “Sempre senti prazer no ministério diaconal e agora, após um ano da Ordenação Presbiteral, agradeço pela confiança da Presidência da CND em me convidar para continuar a contribuir com o diaconado do Brasil”, falou. Às 18h, os diáconos participaram da missa na Capela do CCM, juntamente com missionários do Brasil e de vários países que estão fazendo cursos no CCM.

A reunião do Conselho Consultivo terá prosseguimento nesta sexta-feira, 23, com planejamento das atividades elencadas para o quadriênio 2019 / 2023.

De Brasília, diácono José Carlos Pascoal – ENAC / CND