REALIZADA ASSEMBLEIA DIACONAL NA DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM (ES)
07/07/2022
No dia 02 de julho de 2022, na Escola Diaconal "Santo Estevão" da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), aconteceu uma Assembleia dos Diáconos Permanentes, convocada por Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo Diocesano, para deliberar sobre a estrutura da Comissão Diocesana dos Diáconos e Escola Diaconal e Teologia da Diocese. Além do Bispo, Diáconos e padres supervisores da Escola, estava presente também o Presidente da Comissão Regional dos Diáconos do Regional Leste 3, Diácono Marcos Rezende, da Arquidiocese de Vitória (ES).
A Assembleia teve início com a oração das Laudes e logo após, Dom Luiz Fernando fez a abertura, explicando o objetivo da assembleia. Acrescentou ainda que existem no mundo uma corrente contrária à Igreja e ao Papa e que isso atrapalha o processo de Evangelização. Deixou claro para todos, Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas e a quem chegar esta mensagem, "que não somos obrigados a seguir uma Igreja que não respeitamos e além disso, plantando a semente da discórdia por ter uma ideia contrária à CNBB, ao Magistério da Igreja e ao Papa Francisco, a quem devemos profundo respeito, por ser Ele o sucessor de São Pedro".
O bispo disse ainda que quando chegou em Cachoeiro de Itapemirim, teve muita dificuldade para entender a estrutura do Diaconado na Diocese (CDD, Escola Diaconal e Teologia e Associação dos Diáconos) e que a partir desta assembleia, esperava entender melhor e assim poder contribuir para um melhor caminhar do Corpo Diaconal na Diocese.
O diácono Marcos Valério dos Reis Nascimento, presidente da CDD, apresentou a atual situação organizacional dos Diáconos na Diocese (CDD e Associação), e aproveitou o espaço para apresentar a equipe da Comissão Diocesana e a prestação de contas até a data da assembleia. Em seguida, Diácono Jose Carlos Silva, secretário da Escola Diaconal, apresentou a estrutura da Escola, turmas, formadores, professores, equipe administrativa e sua responsabilidade diante da Diocese. Diácono Jose Antonio Gualandi, tesoureiro da Escola, fez a prestação de contas da mesma. Diácono Adilson Ferreira Dias apresenta a proposta de Dom Luiz Fernando para uma nova organização do Corpo Diaconal e organismos referentes ao Diaconado na Diocese. Logo após a exposição da proposta, foi feito a votação para o encerramento das atividades da Associação dos Diáconos na Diocese, com 30 votos a favor e 23 votos contrário. O que a Associação faz atualmente será assumido pela Comissão Diocesana dos Diáconos - CDD.
No final da assembleia, Dom Luiz Fenando pediu que se fizesse a eleição do novo presidente da CDD, mas que não fosse votado apenas uma pessoa, mas três, para que dentre esses três, ele pudesse conversar individualmente com cada um e assim ser escolhido o novo presidente. A assembleia teve seu encerramento com um momento de confraternização pelos presentes e um delicioso almoço servido na própria casa.
Colaboração: Diácono José Adilson Soares - Cachoeiro de Itapemirim (ES)