REALIZADO ENCONTRO REGIONAL DE DIRETORES E FORMADORES DAS ESCOLAS DIACONAIS DO LESTE 2
10/06/2025
Aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de junho de 2025, nas dependências do Cenáculo – Casa de Retiros, em Belo Horizonte (MG) o Encontro Regional de Diretores e Formadores das Escolas Diaconais, promovido pela CRD – Comissão Regional dos Diáconos e Esposas do Leste 2.
O encontro foi assessorado pelo padre Júnior Vasconcelos, da Arquidiocese de Belo Horizonte e professor da PUC Minas. Teve como tema: "O ministério diaconal em uma Igreja sinodal, missionária e misericordiosa", e como lema: "Senhor, ensina-nos a servir".
O encontro contou com a participação de diáconos, esposas e sacerdotes e de representantes de Dioceses onde o Diaconado já caminha há algum tempo e também de representantes de Dioceses que estão preparando e organizando a instalação da Escola Diaconal, como Caratinga e Guaxupé.
Durante o encontro, foram apresentados e discutidos temas fundamentais para o ministério diaconal. Foram realizadas reflexões em grupos, através do método “Conversa no Espírito”
O estudo teve como pano de fundo os documentos:
1. Documento Final do Sínodo dos Bispos: “Por uma Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão” – com destaque para o número 73, que trata da missão do diácono.
2. Diretrizes para o Diaconato Permanente na Igreja do Brasil.
Que o Espírito Santo conduza ao bom êxito os diáconos, esposas e Escolas Diaconais do Regional Leste 2 (Minas Gerais), através de uma formação sólida, integral e permanente.
Enviado por: Diácono Horácio Nelson Tavares, Presidente da CRD Leste 2