Home | Publicação | Realizado o 1º Encontro Virtual dos Diáconos das Américas

Compartilhe:

Realizado o 1º Encontro Virtual dos Diáconos das Américas

16/12/2020

Realizado o 1º Encontro Virtual dos Diáconos das Américas

            Foi realizado no dia 5 de dezembro de 2020, das 13h às 17h (horário de Bogotá, Colômbia – 15h as 19h, horário de Brasília), o 1º Encontro Virtual dos Diáconos das Américas, com aproximadamente 70 participantes. O importante evento diaconal teve a coordenação de Diaconando TV, La Reflexión del Diácono e apoio de vários organismos diaconais, inclusive da CND. O tema foi “O Diácono Permanente, testemunho animador da missão na Nova Evangelização”.

            A primeira reflexão foi feita pelo Diácono Missionário Fernando Marín, de Valência, Espanha, com a experiência de 7 anos fazendo missões internacionais. Apresentou o sub tema “Diácono em tempo de Missão”. Exortou: “O Espírito Santo nos anima à conversão e nos impulsiona à missão. Somos convidados a ser diáconos missionários, que abrem novas portas, que evangeliza e busca as ovelhas perdidas”.

            “É tempo de gritar em defesa da Fé, dar testemunho ardoroso de Cristo, afirmar no poder do Espírito Santo que não há outra verdade de que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ter uma fé adulta”, afirmou o diácono Marín.

            O diácono Alírio Cáceres Aguirre, da Colômbia, conduziu um tempo de oração diante do Sacrário.

            A segunda reflexão foi conduzida por Javier Espinosa, da Espanha, que atua na organização “Enraizados”, sobre a Doutrina Social da Igreja.  Um estudo sobre a Diaconia na Doutrina Social da Igreja, falando da necessidade de a Igreja fazer uma reflexão profunda à luz da Doutrina Social. Em sua pregação, refletiu sobre a Encíclica “Rerum Novarum” em seu contexto: aparecimento das ideologias, marxismo, luta de classes e o pensamento da Igreja. Falou ainda de documentos papais que vieram em seguida e, especial do Compêndio da DSI. “Os princípios e valores da DSI são permanentes, mas é preciso ler as encíclicas sociais levando em conta o contexto da época. É do princípio da Dignidade da Pessoa Humana que deriva todos os outros princípios, quando nos propomos a estudar e aplicar a Doutrina Social da Igreja.

            Frei José Gabriel Mesa Angulo foi o convidado especial do Encontro Virtual, apresentado o tema principal em 3 passos: 1. Ministério Diaconal; 2. Ênfase no Ministério da Palavra; 3. Ações possíveis do Ministério Diaconal no contexto americano, introduzindo também trechos da Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco.

            Sobre a missão do ministério diaconal e as funções inerentes ao ministério, Frei José Gabriel enfatizou: “Saber de memória não é o mais importante, e sim, viver o múnus diaconal em todas as suas dimensões            . O diácono precisa ser criativo na arte de comunicar sua fé ao homem de hoje. Deve ser o colaborador da construção da unidade dos cristãos”.

            Quanto ao Ministério da Palavra, é preciso saber que “o Diácono é mestre quando proclama e ilustra a Palavra de Deus. É santificador enquanto administra os sacramentos. É guia quando animador da Comunidade de diversos setores da vida eclesial. Dá testemunho da Palavra”. Enfatizou ainda o fato de que o diácono é Ministro da Palavra, se aplica à homilia, à Catequese, à Evangelização e à Missão.

            Sobre as ações possíveis, Frei Gabriel fez algumas perguntas: “Como unir nossas forças nas Américas? Onde enfocar o nosso ministério diaconal? Definir: qual diácono para qual Igreja? Apresentou algumas pistas de ação: incursão nos meios de comunicação; trabalhar em comum com líderes de Pastorais Sociais; não pretender ter uma formação de seminarista, mas formação própria para seu ministério; propiciar formação para formadores diaconais. Por fim, falou da necessidade de impulsionar uma formação eficaz para a dupla sacramentalidade – Matrimônio e Ordem.

            O diácono Amauri Dias, de Belo Horizonte (MG) enfocou a espiritualidade e santidade diaconal, expressa na pessoa do Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon, cujo processo de beatificação e canonização está correndo na Cúria Romana.  Irmã Sandra Mireya, da Colômbia, fez uma explanação final, sendo que o diácono Diego Castro, também da Colômbia, rezou a oração final com a bênção.

            Foi sugerido à equipe de Coordenação a realização de outros encontros, especialmente de formação, com tema a ser desenvolvido num mês, através de encontros semanais.

Do Brasil, Diácono José Carlos Pascoal – ENAC / CND