REALIZADO O RETIRO ANUAL DOS DIÁCONOS PERMANENTES DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA (ES)
22/10/2024
Aconteceu nos dias 18 a 20 de outubro, o Retiro Anual Canônico dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo. O evento contou com a pregação do Padre Guilherme Maia Júnior, membro da Comissão para os Ministérios Ordenados (CMOVIC) da CNBB, que abordou o tema: “Igreja, uma sinfonia vocacional”. Este tempo de recolhimento espiritual ocorreu no Centro de Espiritualidade Padre Anchieta, em Anchieta (ES).
A programação iniciou na noite de sexta-feira (18), com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Guilherme Maia, seguida de uma reflexão com o tema: “Da Comunhão e da Diocesaneidade no Diaconato”. Na manhã do sábado, foi apresentada a nova Diretoria da CAD, composta pelo Coordenador Diácono Sérgio Pinto, Vice-Coordenador Diácono Fabrício, entre outros membros. Em seguida, os diáconos participaram de uma Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, e concelebrada pelo Padre Guilherme Maia e o Padre Márcio Ferreira, Diretor da Escola Diaconal São Lourenço, e referencial dos Diáconos na Arquidiocese de Vitória.
Durante sua homilia, Dom Andherson destacou a importância do encontro, da busca e abertura à Sabedoria Divina na missão. Lembrou que o Ministro é ordenado pela Igreja e para Igreja. Assim como ele não é bispo de si mesmo, mas da Igreja, também os presbíteros e diáconos devem estar dispostos a servir com amor ao Cristo por meio da Igreja.
O último dia desse tempo de reflexão e encontro com o Cristo Servidor, iniciou-se com a Santa Missa do 29° Domingo do Tempo Comum, em que a Liturgia destaca que o cristão é aquele que serve com alegria, que tem como medida o próprio Senhor Jesus, “Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10,45), e após a última fala do pregador, e um tempo final para meditação e silêncio, encerrou-se com um fraterno almoço.
Que São José de Anchieta interceda por nossos Diáconos, para que sob a proteção e auxílio da Virgem Maria, busquem cada vez mais servir com humildade e amor na Igreja de Vitória.
*por: Diácono José Wander, com a colaboração do Diácono Joacir Viana