Home | Publicação | RETIRO CANÔNICO DOS DIÁCONOS DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR)

Compartilhe:

RETIRO CANÔNICO DOS DIÁCONOS DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR)

08/03/2024

RETIRO CANÔNICO DOS DIÁCONOS DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR)

O Retiro para os Diáconos Permanentes com as respectivas esposas, da Diocese de São José dos Pinhais (PR), aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de março de 2024, na Casa de Retiro Colônia Marcelino, ao lado da igreja católica Ucraniana da Santíssima Trindade em São José dos Pinhais. Os diáconos tiveram como assessores o diácono, Miguel Rigoni e sua esposa Rosana, da Arquidiocese de Curitiba, e membros da ENAJ – Equipe Nacional de Assessoria Jurídica da CND. O encontro contou com a presença de 34 diáconos e 17 esposas.

Na Sexta-feira à noite o Assessor Eclesiástico dos Diáconos, padre Paulo Henrique Sgarabotto fez a abertura do Retiro, exortando que os diáconos devem estar constantemente em busca da conversão, mudando a mentalidade para adaptar-se naquilo que são as necessidades da Igreja. Falou também que estamos em um processo de preparação do Propedêutico, para formar na Diocese de São José dos Pinhais, através da Escola Diaconal, novos diáconos.

Em seguida o Casal assessor expos a estrutura das reflexões do retiro, com o tema "O DIACONADO PERMANENTE E SAÍDA MISSIONÁRIA: RUMO ÀS NOVAS FRONTEIRAS, NO DINAMISMO DO ESPÍRITO".

No sábado foram rezadas as Laudes. A oração das Completas à noite, foi realizada de modo solene com a benção do Santíssimo. No domingo, após as Laudes, aconteceram as reflexões com os assessores, e às 11h00, os exercícios espirituais foram encerrados com a santa missa presidida por Dom Celso Antônio Marchiori, bispo diocesano. Dom Celso, na homilia, falou “dos cuidados que devemos ter com o nosso templo do Espírito Santo, assim como o cuidado com o espaço celebrativo e litúrgico, nas comunidades”, enfatizou da importância em guardar o silêncio antes das celebrações. O retiro foi encerrado com o almoço de confraternização.

Foram dois dias intensos de convivência, oração e reflexão. Peçamos a Deus que possamos comunicar às pessoas que estão próximas de nós, aos que encontramos ao longo do nosso caminho, a alegria do encontro com o Senhor, fonte de toda graça, Luz para nossa existência, e sigamos “rumo às novas fronteiras, no dinamismo do Espírito.”

* Colaboração: Diácono Haldhessir Silva – Assessor de Comunicação da CDD de São José dos Pinhais (PR)