RETIRO DE CANDIDATOS DA DIOCESE DE RUY BARBOSA (BA)
12/12/2022
Os candidatos ao Diaconato Permanente da Escola Diaconal Diocesana "Papa Francisco", da Diocese de Ruy Barbosa (BA) estiveram em retiro Espiritual neste final de semana, 10 e 11 de dezembro, no Mosteiro de Jequitibá, Mundo Novo (BA). O retiro é tempo de deserto, "subida ao monte", momento de encontrar-se consigo mesmo na oração, leitura orante da palavra de Deus e no essencial encontro com Jesus Cristo.
O retiro teve com o pregador o assessor eclesiástico da escola Diaconal, padre Antoniel, vigário paroquial da Quase-Paróquia Bom Pastor de Ipirá, que ajudou os candidatos a viverem esse tempo de graça e oportunidade de reafirmar o "sim", a nossa vocação e chamado a tão belo serviço: a diaconia! O tema apresentado foi "Serviço Ministerial do diácono, que o faz ser santo", tema propício e clareador na reafirmação da adesão e missão à Igreja de Cristo e no serviço ao seu povo.
O Retiro contou com 4 plenárias e 4 momentos de "deserto" que auxiliaram na reflexão do caminho de oração e reencontro pessoal. Contou com a presença do Bispo diocesano, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, que presidiu a Santa Missa na noite do sábado. Durante sua homilia lembrou aos presentes a necessidade de se viver a palavra de Deus através dos gestos, leitura orante da mesma e tomando-a como centralidade na vida e missão enquanto futuros diáconos!
Participaram os candidatos e vocacionados ao Diaconato Permanente: Murilo, Uilson, Everaldo e Marcos, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário; Adalbério, Agnaldo, Bruno, Cláudio, Djalma e Tobias, da Paróquia Senhora Santana; Juracy e Diego, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo; Ir. Antônio Fraga, do Mosteiro de Jequitibá; Cícero, da Paróquia Catedral de Santo Antônio, e Lismar, da Paróquia Senhor Bom Jesus.
"Este foi um rico e essencial momento para a nossa caminhada e vocação frente à Escola Diaconal Papa Francisco, além do nosso próprio crescimento humano-espiritual em vistas desse firme propósito: servir à Igreja, servir ao povo de Deus através do Diaconado permanente", disseram os candidatos.
Rezemos pela perseverança dos candidatos ao diaconato permanente da diocese de Ruy Barbosa e pela frutificação de bons e valorosos frutos da Escola Diaconal "Papa Francisco".
Colaboração: Candidatos da Escola Diaconal "Papa Francisco"