Home | Publicação | SÃO JOSÉ EM MINHA VIDA

Compartilhe:

SÃO JOSÉ EM MINHA VIDA

19/02/2022

SÃO JOSÉ EM MINHA VIDA

Diácono José Carlos Pascoal*

Fui convidado pelo querido Padre José Donizétti Fernandes Zanello, de Itu (SP) a escrever sobre o significado de São José em minha vida. Eis meu testemunho.

O nome José traz uma grande alegria, mas também responsabilidade. José de Nazaré é modelo de santidade, e creio que por ser José, devo estar atento aos sinais de santidade. O significado do nome é “acrescenta”, portanto, “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor”, “Deus multiplica” e “Deus acrescentará”. Eis aí um sinal de responsabilidade.

Outro ponto para mim, que me defino como um sonhador, pois em sonhos me foram revelados vocações, serviços, arte musical (composição de músicas sacras), é que José de Nazaré, assim como José do Egito, receberam em sonhos ou na interpretação dos sonhos, respostas de Deus.

Não vejo isso como soberba, mas como compromisso em honrar esse poderoso nome. Eu, pecador, devo sempre buscar nos exemplos dos santos homens os meios de santificação, e, como pai, como profissional e, principalmente como diácono à serviço do povo de Deus na Igreja, tenho em São José o modelo.

Aprendi com meus pais a gostar e honrar o nome escolhido por eles e o faço com convicção. Que não me falte coragem, não me falte o devido empenho, não me falte testemunho. São José, esposo de Maria, pai adotivo de Jesus, operário, rogai por todos os Josés. Amém!

* Diácono Permanente na Diocese de Jundiaí, Paróquia São Benedito de Salto (SP)

Assessor de Comunicação da Comissão Nacional dos Diáconos (CND/BRASIL)