Home | Publicação | SAUDAÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL DE DIACONOS – CND AOS PARTICIPANTES DO IV CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL

Compartilhe:

SAUDAÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL DE DIACONOS – CND AOS PARTICIPANTES DO IV CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL

07/09/2019

SAUDAÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL DE DIACONOS – CND AOS PARTICIPANTES DO IV CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL

VOCAÇÃO E DISCERNIMENTO – “Mostra-me, Senhor os teus caminhos” (Sl 25,4)

Saudamos com grande alegria aos participantes do IV Congresso Vocacional do Brasil reunido nos dias 05 a 08 de setembro em Aparecida – SP. Nestes dias nos unimos em comunhão e prece ao Povo de Deus que celebra, reflete e reza pelas vocações em nossa Igreja.

Vocação é Dom de Deus que chama e resposta humana que livremente se coloca a caminho!

Recorda-nos o Papa Francisco na sua 56º Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas vocações:

“A chamada do Senhor não é uma ingerência de Deus na nossa liberdade; não é uma «jaula» ou um peso que nos é colocado às costas. Pelo contrário, é a iniciativa amorosa com que Deus vem ao nosso encontro e nos convida a entrar num grande projeto, do qual nos quer tornar participantes, apresentando-nos o horizonte dum mar mais amplo e duma pesca superabundante”.

Que no caminho de discernimento vocacional e compromisso missionário, possamos sempre nos recordar que a Igreja se constitui por uma assembleia de chamados e enviados em missão. Neste sentido reafirmamos a nossa comunhão com os irmãos bispos, presbíteros, diáconos, religiosos (as), de modo especial, agradecemos pela vocação e testemunho dos irmãos (ãs) leigos (as), maioria do Povo de Deus. Temos consciência da nossa identidade vocação e missão como diáconos permanentes, na vida das nossas comunidades. Desejamos nos colocar a serviço numa Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco. Comprometemo-nos a responder ao nosso chamado, nos esforçando para revelar ao mundo o Rosto do Cristo Servo, que “não veio para ser servido, mas para servir”, nos colocando especialmente ao lado dos pobres e marginalizados deste mundo.

Rogamos ao Cristo Bom Pastor que confirme aos participantes deste Congresso bem como a todos os que se dedicam ao indispensável trabalho da Pastoral Vocacional em vosso generoso sim, e nos envie novos operários para sua messe. Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe de todas as vocações nos ensine a dizer sempre sim a tudo o que o seu Filho nos disser.

Manaus, Memória de São Liberato de Loro,  06 de setembro de 2019.

Diácono Francisco Salvador Pontes Filho

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos - CND