Home | Publicação | SECRETÁRIO GERAL DA CNBB FAZ PALESTRA SOBRE O ANO VOCACIONAL NA ASSEMBLEIA DA CND

Compartilhe:

SECRETÁRIO GERAL DA CNBB FAZ PALESTRA SOBRE O ANO VOCACIONAL NA ASSEMBLEIA DA CND

31/03/2023

SECRETÁRIO GERAL DA CNBB FAZ PALESTRA SOBRE O ANO VOCACIONAL NA ASSEMBLEIA DA CND

Dom Joel Portella Amado, Bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresentou a primeira palestra da XII Assembleia Geral e Eletiva da Comissão Nacional dos Diáconos - CND/BRASIL, com o tema "Ano Vocacional 2023".

O bispo mostrou a sequência de temas dos 3 "Anos Vocacionais", realizados a cada 20 anos: 1983, 2003 e 2023. "A Igreja sempre se preocupou com a animação vocacional. Ela acompanha a evolução dos tempos e atualiza sua atuação através da Vocação, Serviço e Missão", disse.

Mostrou também as provações dos tempos atuais, que precisam ser vencidas pela ação dos batizados e batizadas: violência, conflitos, corrupção, mortes, crise dos sonhos e utopias, imanentização e imediatização das causas e fragilidade nos vínculos, questões que exigem muito dos cristãos no sentido de trabalhar as diversas vocações na Igreja e na sociedade. 

O texto-base traz o objetivo do Ano Vocacional 2023: "Promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus".

O diácono Julio Cesar Bendinelli fez, ao final, os agradecimentos em nome da CND/BRASIL. Diácono Julio entregou a Dom Joel um exemplar de seu novo livro "Servos anunciadores do |Evangelho - A Sagrada Ordem do Diaconato", que tem apresentação de Dom Joel.