Home | Publicação |  "Semana São Lourenço" - 1° domingo de agosto: dia do padre ou dia dos ministros ordenados?

Compartilhe:

 "Semana São Lourenço" - 1° domingo de agosto: dia do padre ou dia dos ministros ordenados?

02/08/2020

 

Diácono Julio Cesar Bendinelli - Vice-Presidene da CND

Há quem ainda associe o primeiro domingo de agosto ao "dia do Padre". O dia 04 de agosto é dia do pároco, e por extensão, dia do padre. Assim como dia 10 de agosto será o dia do Diácono. Porém, no primeiro domingo de agosto devemos celebrar a vocação de TODOS os ministros ordenados, vale dizer, bispos, presbíteros e diáconos.

Sabe por quê?

Em 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua 19ª Assembleia Geral, instituiu agosto como o Mês Vocacional. O objetivo principal era o de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.

Hoje, cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação, conforme nos ensina Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB: "No primeiro domingo, celebra-se os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à semana da Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos."

Assim sendo, nesse primeiro domingo de agosto, reze uma ave Maria por seu padre, mas reze também pelo seu bispo e seu diácono. E participe com toda a Igreja do Brasil da celebração da vocação dos ministros ordenados em sua comunidade.