Home | Publicação | Semana São Lourenço - Mensagem da Presidência aos Diáconos do Brasil

Compartilhe:

Semana São Lourenço - Mensagem da Presidência aos Diáconos do Brasil

10/08/2020

Semana São Lourenço - Mensagem da Presidência aos Diáconos do Brasil

São Paulo, na II Epístola aos Coríntios, nos ensina que o “Pai das misericórdias e Deus de toda consolação nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição. Pois à medida em que os sofrimentos de Cristo crescem em nós, cresce também a nossa consolação por Cristo”(cf. 2Cor 1,3-5).

São Lourenço, Diácono e Mártir da Igreja, sentiu na vida e na carne esta “consolação por Cristo”. Lourenço foi martirizado por ter apresentado ao imperador Valeriano “os enfermos, os indigentes e os marginalizados como os verdadeiros tesouros da Igreja, dizendo-lhe: “eis os tesouros da Igreja”. Poucos dias depois, em 10 de agosto, o Diácono Lourenço foi martirizado.

Hoje, 10 de agosto, todos nós, diáconos, celebramos São Lourenço, nosso padroeiro e modelo de vida diaconal. Somos, também, chamados a viver os desafios que se nos apresentam na Igreja de hoje, tempo bem diferente daquele do Mártir, mas não menos exigente. Ainda são muitos os “tesouros da Igreja” que exigem de nós, diáconos, nossa atenção e dedicação. Ainda há muitos enfermos, indigentes e marginalizados necessitando de muitos “Lourenços” para socorrê-los.

Neste dia em que celebramos a Festa de São Lourenço, nós, da Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), conclamamos nossos irmãos diáconos do Brasil a imitar o nosso Mártir e padroeiro em nosso ser e agir nas comunidades em que atuamos. Precisamos ser para os necessitados que nos pedem socorro aqueles que lhes limpam as feridas da vida e lhes aliviam as dores da fome, da falta de moradia, da falta de assistência médica e social, consolando-os com a “consolação que nós mesmos recebemos de Deus” (cf.2Co 1,4). Precisamos ser para estes os profetas dos tempos atuais! Que assim procedamos para sermos fiéis à nossa missão e imitemos o nosso padroeiro São Lourenço!

Parabéns a todos os Diáconos do Brasil, por este dia ao mesmo tempo festivo e comprometedor em nossa missão. Que o Deus de bondade e Pai de toda consolação nos fortaleça na missão que recebemos mediante a nossa ordenação e inserção na Igreja pelo Sacramento da Ordem Diaconal!

Que Deus nos abençoe e guarde com saúde, paz e perseverança na missão!

Diác. Chiquinho - Presidente da CND