TENDA DO ENCONTRO CELEBRA UM ANO DE CAMINHADA
16/07/2022
A Tenda do Encontro, coordenada pelo Diácono Antônio Sebastião, da Arquidiocese de Olinda e Recife, celebrou "Um ano caminhando com Jesus Cristo no Manguezal", dia 10 deste mês de julho. Tema – “Um ano caminhando com Jesus no manguezal” – foi escolhido pelos próprios participantes. O Diácono Antônio disse que foi um momento emocionante para todos. “Foi um momento de gratidão e louvor a Deus por nos ter concedido um ano de caminhada entre os pobres e marginalizados; um ano de perseverança na vivência dos objetivos da Tenda: "Ser um espaço de acolhimento a todos e todas sem discriminação alguma; de escuta fraterna sem condenação ou criminalização e de vivência da fé em Jesus Cristo, respeitando outras formas de expressões de fé; um ano de resistência em meio às dificuldades e obstáculos comuns da missão, mas também de fé frente aos riscos da pandemia e outros”, afirmou o Diácono Antônio.
Ele ressalta a perseverança dos grupos parceiros que mesmo durante a Pandemia não deixaram faltar os alimentos para os irmãos e irmãs que participam da Tenda. São vários os parceiros, entre os quais o Movimento de Profissionais Cristãos, Espaço Neidson, Grupo de Oração Mães que Oram pelos Filhos (UR 5 - Ibura), Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Paulista - Amigos e Amigas da Tenda, Sindicato Solidário - Bancários de PE, SoliRec e Armazém do Campo. “Temos ainda algumas irmãs e entidades que colaboram com o projeto, entre os quais Edi Ferraz, Dep. Teresa Leitão, Ana Inês, Maíra e família, Família Gi, Patrícia Lobo, Maria (da Igreja Episcopal) e Grupo Rua do Bem (Santo Amaro), Sintepe.
A festa foi no Domingo, mas um bom grupo de voluntários e voluntárias trabalhou durante o sábado para deixar tudo em ordem, “além de passarmos mais de três sábados refletindo sobre a liturgia e os cânticos”, acrescenta o Diácono. No domingo, desde cedo, houve a organização do local da Tenda, e dos espaços para a Missa, para a distribuição da refeição e de roupas. À tarde foi celebrada a Missa, presidida por Dom Limacedo Antônio, Bispo Auxiliar de Olinda e Recife, com a participação dos Diáconos Permanentes Genival Lima e Florismundo. A primeira leitura foi feita por um dos frequentadores da Tenda, Cristiano. O Evangelho proclamado foi Lucas 10, 25 - 37 - O Bom Samaritano. Na sua homilia, Dom Limacedo destacou os verbos que correspondem as atitudes do Bom Samaritano e que devem também ser atitudes de todo cristão: "viu, se aproximou, teve compaixão e cuidou". Ainda falou do seu sonho de ter uma Tenda itinerante pelas cidades, escolas, universidades, praça e outros espaços.
Depois da celebração foi servida uma refeição partilhada. Devido ao grande número de pessoas - mais de 230 - os grupos parceiros ofereceram quentinhas, bolo, biscoitos, água, refrigerantes, sanduíches, e ainda foram doados kits de higiene. “Nesta ocasião contamos com o apoio e presença do grupo Sopão da Vida (Várzea) e da Paróquia Joana D'arc - Socorro. Houve ainda um belo bolo preparado por pessoas da própria comunidade de Santo Amaro. “Nossa gratidão a todos grupos parceiros e amigas e amigos colaboradores, e aos artistas da caminhada - Ramos, Heloisa e Enildo”, realçou o Diácono Antônio.
Foto cedida