Home | Publicação | TENDA DO ENCONTRO REUNE LIDERANÇAS E AVALIA O TRABALHO

Compartilhe:

TENDA DO ENCONTRO REUNE LIDERANÇAS E AVALIA O TRABALHO

07/12/2023

TENDA DO ENCONTRO REUNE LIDERANÇAS E AVALIA O TRABALHO

Com o objetivo de aprofundar a mística e espiritualidade dos participantes da Tenda do Encontro e favorecer o crescimento do espírito fraterno, foi realizado o primeiro encontro de lideranças da Tenda, na manhã do dia 1° de dezembro de 2023, sobe a coordenação do Diácono Antônio Sebastião, da Arquidiocese de Olinda e Recife. O encontro aconteceu na secular capela de Santo Amaro das Salinas, localizada no bairro de mesmo nome do santo. Um dos momentos do evento foi de oração e a apresentação dos presentes: Rosileide - Shopping Tacaruna; Mário – Afogados, Maurício José, Marcílio, Verônica Oliveira, Gledson Luiz, Daniele e Rildaci, todos de Santo Amaro; José Maurício, Ana Carolina e Antônio Sebastião – Espinheiro; Nadja - Campo Grande e Zilma – Iputinga.

Após a apresentação houve um momento de reflexão a partir de três perguntas: Como eu cheguei na Tenda do Encontro? Para mim, o que é a Tenda e o que ela significa ou representa? E quando estamos reunidos, nós demonstramos ser aquilo que nos propomos? Os participantes, quase que unanimemente, responderam que chegaram na Tenda através do convite de uma amiga ou amigo ou do próprio Diácono Antonio. Dona Rildaci, frequentadora da Tenda de Nazaré, falou que chegou na tenda através da oração. "Eu rezei pedindo a Deus que mandasse uma igreja para a comunidade". "A Tenda é resposta de Deus a essa oração", afirmou Dona Rildaci.

Quanto a segunda pergunta, entre muitas falas, as mais frequentes foram que a Tenda é sinal de esperança, acolhimento, espaço de oração, de ajuda aos irmãos e irmãs mais necessitados, para escuta de boas palavras ditas pelo Diácono Antonio. "Para nós é um local de apoio, de nos aproximarmos de outras pessoas, principalmente os moradores de rua, nos fazendo lembrar que somos todos irmãos". Foi reforçada a importância da Tenda como um local de oração e de escuta da palavra de Deus". Para outros “muitos vêm se alimentar da quentinha, mas acabam também se alimentando da palavra de Deus, renovando suas forças para lutar para superar os problemas de saúde e educação".

A resposta da terceira pergunta foi unânime em afirmar que "sim". O grupo destacou a importância do acolhimento, de todos terem um comportamento único, que cada um e cada uma, na sua atividade na Tenda, tenha sempre uma atitude fraterna, acolhedora e de paciência com o próximo. As respostas foram iluminadas pelo Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, 4,18-22 (Jesus chama os primeiros discípulos). Concluindo o encontro, foi feita a avaliação, considerada como "ótimo" por 100% dos participantes. Ficou acordado que esses encontros, a partir de 2024, passarão a ser mensais, na última segunda-feira de cada mês. O próximo ficou previamente agendado para o dia 29 de janeiro de 2024, às 9 horas, na Capela de Santo Amaro das Salinas.

Foto cedida