Home | Publicação | A partilha que nos faz crescer

Compartilhe:

A partilha que nos faz crescer

21/03/2020

A partilha que nos faz crescer

Diácono José Carlos Pascoal – Diocese de Jundiaí

Integrante da ENAC/CND

 

            Ordenado Diácono Permanente em 4 de dezembro de 1998, tive a oportunidade de participar da Assembleia Nacional Eletiva da CND de 2003 em Itaici, Indaiatuba (SP), na qual foi reeleito presidente o diácono José Durá y Durán. O tema foi substancioso, pois enfocou um dos pilares do ministério diaconal: a Caridade. Ali ouvi, pela primeira vez, sobre a dificuldade de filiação, da manutenção da Comissão Nacional, de cumprir com os objetivos propostos pela Assembleia por falta de contribuição dos diáconos às CDDs, CRDs e CND. E, também, da necessidade de termos um espaço para chamar de sede.

            Em 2006, então secretário da CRD Sul 1, participei pela primeira vez do Conselho Consultivo da CND em Brasília (DF). Nesse Conselho Consultivo foram criadas a Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica (ENAP) e Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (ENAC), da qual passei a fazer parte. Também fez parte da pauta a questão da filiação, da contribuição diaconal e manutenção dos organismos diaconais nas Arquidioceses, Dioceses, Regionais e Nacional.

            Assim, sucessivamente, tenho participado das Assembleias Eletivas e não eletivas, Formações, Congressos. Tem sido debatido também a ajuda de custo ou pró-labore, ou côngruas para a sustentação do diácono e sua família, em especial os aposentados, desempregados, subempregados, que recebem parcos salários e, muitas vezes, não recebem ajuda de suas paróquias e dioceses.

            Nesta última Assembleia Eletiva, realizada em abril de 2019 em Goiânia (GO), a Assembleia elencou um rol de propostas, sugestões e compromissos para a nova diretoria, presidida pelo diácono Francisco Salvador Pontes Filho. Destaque-se o objetivo de ter sede própria em Brasília, incentivo à filiação junto à CND e contribuição financeira para os organismos diaconais.

            A história da CND precisa ser preservada. São muitos os documentos, fotos, informativos, acrescidos de materiais eletro-eletrônicos de comunicação, que estão espalhados por vários locais do Brasil. Ex-presidentes e diáconos ordenados há mais tempo, que querem doar suas memórias e a CND não tem como receber e guardar. Cito o meu exemplo, que estou arquivista da CND, com muito material histórico sob minha guarda. Outros, espontaneamente, guardam materiais da CND em suas residências.

            Faço um apelo aos irmãos diáconos permanentes do Brasil: formemos uma corrente, unamo-nos de verdade para cumprir os objetivos preferenciais neste momento: somos aproximadamente 6.000 diáconos no país e não temos nem 4 mil filiados. É preciso conscientizar para mostrar que formamos uma só família diaconal; várias Comissões Regionais dos Diáconos não estão passando as contribuições para a CND, sendo que, em alguns casos, não recebem essas contribuições das Comissões Arquidiocesanas e Diocesanas.  

            Enfim, as Campanhas de Doações para a CND, destacadas em nosso site (www.cnd.org.br) e na página da CND no Facebook e em outras páginas diaconais revelam uma grande necessidade: termos nossa sede própria. Num primeiro momento, a Presidência da CND está ultimando os detalhes para aluguel de uma sala num imóvel da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e há uma campanha de doação mensal de R$ 50,00 para pagamento do aluguel. Outra campanha é para arrecadar fundos para a compra dessa sala, cujo contrato do aluguel antecipa a possibilidade. Essa contribuição é espontânea, de qualquer valor.

            Para contribuir:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

  • Conta Poupança
  • Agência: 1041
  • Operação: 013
  • Conta: 19408-3
  • Beneficiário: Comissão Nacional dos Diáconos – CND
  • CNPJ: 08.058.030/0001-60

O comprovante de depósito pode ser enviado para doacoes@cnd.org.br

Deus os abençoe!