Home | Publicação | MOMENTO EXTRAORDINÁRIO DE ORAÇÃO EM TEMPO DE EPIDEMIA

Compartilhe:

MOMENTO EXTRAORDINÁRIO DE ORAÇÃO EM TEMPO DE EPIDEMIA

29/03/2020

MOMENTO EXTRAORDINÁRIO DE ORAÇÃO EM TEMPO DE EPIDEMIA

EXIGIDOS PELO SANTO PADRE FRANCESCO

Pátio da Basílica de São Pedro

sexta-feira, 27 de março de 2020

MEDITAÇÃO DO SANTO PADRE

"A noite chegou" (Mc4,35). Assim começa o evangelho que ouvimos. Por semanas, parece que a noite caiu. A escuridão densa se adensou em nossas praças, ruas e cidades; eles assumiram nossas vidas preenchendo tudo com um silêncio ensurdecedor e um vazio desolado, que paralisa tudo em sua passagem: você pode sentir isso no ar, você pode sentir isso em seus gestos, os olhares dizem. Nós nos encontramos com medo e perdidos. Como os discípulos do Evangelho, fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada e furiosa. Percebemos que estávamos no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários, todos chamados a remar juntos, todos precisando consolar um ao outro. Neste barco ... estamos todos lá. Como aqueles discípulos, que falam a uma só voz e angustiados dizem: "Estamos perdidos" (v. 38),

É fácil nos encontrar nessa história. O difícil é entender a atitude de Jesus: enquanto os discípulos estão naturalmente alarmados e desesperados, Ele está na popa, exatamente na parte do barco que primeiro desce ao fundo. E o que isso faz? Apesar da azáfama, ele dorme em paz, confiante no Pai - é a única vez que vemos Jesus dormindo no Evangelho -. Quando é despertado, depois de acalmar o vento e as águas, ele se volta para os discípulos em tom de reprovação: “Por que você tem medo? Você ainda não tem fé?" (v. 40).

Vamos tentar entender. Qual é a falta de fé dos discípulos, que se opõe à confiança de Jesus? Eles não pararam de crer Nele, na verdade, eles o invocam. Mas vamos ver como eles o invocam: "Mestre, você não se importa que estamos perdidos?" (v. 38) Você não se importa: eles pensam que Jesus não se importa com eles, que eles não se importam com eles. Entre nós, em nossas famílias, uma das coisas que mais dói é quando nos ouvimos dizer: "Você não se importa comigo?". É uma frase que dói e desencadeia tempestades no coração. Também terá abalado Jesus, porque ninguém se importa mais do que ele se importa conosco. De fato, uma vez invocado, ele salva seus discípulos desanimados.

A tempestade desmascara nossa vulnerabilidade e deixa descobertas as certezas falsas e supérfluas com as quais construímos nossas agendas, nossos projetos, nossos hábitos e prioridades. Mostra-nos como deixamos o sono e abandonamos o que nutre, apoia e fortalece nossa vida e nossa comunidade. A tempestade descobriu todas as intenções de "embalar" e esquecer o que nutria a alma de nossos povos; todas essas tentativas de anestesiar com hábitos aparentemente "salvadores", incapazes de apelar para nossas raízes e evocar a memória de nossos anciãos, privando-nos assim da imunidade necessária para enfrentar as adversidades.

Com a tempestade, o truque daqueles estereótipos com os quais mascaramos nossos "egos" sempre preocupados com a imagem deles caiu; e mais uma vez, aquele pertencimento comum (abençoado) do qual não podemos escapar permaneceu descoberto: pertencer como irmãos.

" Por que você está com medo? Você ainda não tem fé? ». Senhor, sua Palavra nos afeta esta noite e nos afeta a todos. Neste mundo nosso, que você ama mais do que nós, avançamos a toda velocidade, nos sentindo fortes e capazes em tudo. Ávidos por lucro, nos deixamos absorver pelas coisas e confusos pela pressa. Não paramos diante de seus chamados, não despertamos diante de guerras e injustiças planetárias, não ouvimos o clamor dos pobres e de nosso planeta gravemente enfermo. Continuamos destemidos, pensando em sempre nos manter saudáveis ​​em um mundo doente. Agora, enquanto estamos em um mar agitado, imploramos a você: "Acorde Senhor!".

"Por que você está com medo? Você ainda não tem fé? “. Senhor, apele para nós, apelo à fé. Que não é tanto acreditar que você existe, mas vir a você e confiar em você. Nesta Quaresma, seu apelo urgente ressoa: "Converta-se", "volte para mim com todo o seu coração" ( Gl 2,12). Ligue-nos para aproveitar este período de teste como um momento de escolha. Não é o momento do seu julgamento, mas do nosso julgamento: o momento de escolher o que importa e o que passa, para separar o que é necessário do que não é. É hora de reiniciar o curso da vida em relação a você, Senhor e aos outros. E podemos ver muitos companheiros de viagem exemplares que, com medo, reagiram dando a vida. É a força de trabalho do Espírito derramado e moldado em dedicações corajosas e generosas. É a vida do Espírito capaz de redimir, melhorar e mostrar como nossas vidas são tecidas e sustentadas por pessoas comuns - geralmente esquecidas - que não aparecem nas manchetes dos jornais e revistas ou nas grandes passarelas do último show. mas, sem dúvida, os eventos decisivos de nossa história estão sendo escritos hoje: médicos, enfermeiros e enfermeiros, supermercados, faxineiros, prestadores de cuidados, transportadoras, agentes da lei, voluntários, padres, religiosos e muitos, mas muitos outros que têm incluindo que ninguém se salva. Perante o sofrimento, onde medimos o real desenvolvimento de nossos povos, nós descobrir e experimentar a oração sacerdotal de Jesus "que todos sejam um" (Jo17:21). Quantas pessoas exercitam a paciência e instilam a esperança todos os dias, tomando cuidado para não semear pânico, mas corresponsabilidade. Quantos pais, mães, avós e avós, professores mostram aos nossos filhos, com gestos pequenos e diários, como enfrentar e passar por uma crise, adaptando hábitos, levantando os olhos e estimulando a oração. Quantas pessoas oram, oferecem e interceder pelo bem de todos. Oração e serviço silencioso: estas são as nossas armas vencedoras.

"Por que você está com medo? Você ainda não tem fé?”. O começo da fé é saber que precisamos de salvação. Não somos auto-suficientes sozinhos; só nós afundamos: precisamos do Senhor como os antigos marinheiros das estrelas. Convidamos Jesus para os barcos de nossas vidas. Vamos dar-lhe nossos medos, para que Ele os supere. Como os discípulos, experimentaremos que, com ele a bordo, não há naufrágio. Porque esta é a força de Deus: transformar tudo o que acontece conosco em coisas boas e até ruins. Ele traz paz em nossas tempestades, porque com Deus a vida nunca morre.

O Senhor nos desafia e, no meio de nossa tempestade, nos convida a despertar e ativar solidariedade e esperança capazes de dar solidez, apoio e significado a essas horas em que tudo parece estar naufragado. O Senhor desperta para despertar e reviver nossa fé pascal. Temos uma âncora: em sua cruz fomos salvos. Nós temos um leme: em sua cruz fomos redimidos. Temos esperança: em sua cruz, fomos curados e abraçados, para que nada nem ninguém nos separe do seu amor redentor. No meio do isolamento em que estamos sofrendo a falta de afetos e encontros, experimentando a falta de muitas coisas, ouvimos mais uma vez o anúncio que nos salva: ele ressuscitou e vive ao nosso lado. O Senhor nos desafia de sua cruz para encontrar a vida que nos espera, olhar para aqueles que nos exigem, fortalecer, reconhecer e incentivar a graça que vive em nós. Não apagamos a chama morta (cf.Is 42: 3), que nunca adoece, e deixa a esperança reacender.

Abraçar sua cruz significa encontrar coragem para abraçar todas as contrariedades do tempo presente, abandonando por um momento nossa ansiedade sobre onipotência e possessão para dar espaço à criatividade que somente o Espírito é capaz de despertar. Significa encontrar coragem para abrir espaços onde todos possam se sentir chamados e permitir novas formas de hospitalidade, fraternidade, solidariedade. Em sua cruz, fomos salvos para acolher a esperança e deixá-la fortalecer e apoiar todas as medidas e maneiras possíveis que podem ajudar-nos a manter-nos seguros. Abrace o Senhor para abraçar a esperança: aqui está a força da fé, que liberta do medo e dá esperança.

"Por que você está com medo? Você ainda não tem fé?”. Queridos irmãos e irmãs, deste lugar, que fala da fé rochosa de Pedro, hoje à noite eu gostaria de confiar a todos vocês ao Senhor, pela intercessão de Nossa Senhora, a saúde de seu povo, estrela do mar tempestuoso. A partir desta colunata que abraça Roma e o mundo, as bênçãos de Deus caem sobre você como um abraço consolador: Senhor, abençoe o mundo, dê saúde aos corpos e consolo aos corações. Você nos pede para não ter medo. Mas nossa fé é fraca e temos medo. Mas você, Senhor, não nos deixa à mercê da tempestade. Repita novamente: "Não tenhas medo" (Mt 28,5). E nós, juntamente com Pedro, "lançamos toda a sua preocupação em você, porque você cuida de nós" (cf. 1 Pt 5,7).

© Copyright - Casa do Vaticano