Home | Publicação | Muitas definições no segundo dia da Reunião do Conselho Consultivo da CND

Compartilhe:

Muitas definições no segundo dia da Reunião do Conselho Consultivo da CND

13/03/2020

Muitas definições no segundo dia da Reunião do Conselho Consultivo da CND

A Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos encontra-se reunida no Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília (DF), desde ontem, 12 de março, com o Conselho Consultivo que reúne os Presidentes das Comissões Regionais dos Diáconos, as Assessorias e o Conselho Econômico e Fiscal, com extensa pauta.

As atividades desta sexta-feira, 13 de março teve início com Celebração Eucarística às 07h, na Capela do CCM. Na sala, foi anunciada o adiamento do Encontro Nacional de Diretores e Formadores de Escolas Diaconais, previsto para os dias 19 a 22 de maio de 2020, por causa do surto de coronavírus que atinge algumas regiões do país, seguindo recomendações do Ministério da Saúde. O presidente da CRD Leste 2 confirmou à Presidência a realização da Assembleia Nacional Formativa da CND para os dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto de 2021, em Caetés, Minas Gerais.

O Coordenador da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica (ENAP), diácono José Gomes Batista, juntamente com o diácono Vinícius Antonio Melo Souza, apresentaram os slides da apresentação realizada durante o Encontro Vocacional Nacional, realizado em agosto de 2019 em Aparecida (SP). Diácono José Gomes falou do reconhecimento do diaconado junto ao organismo vocacional, destacando a importância do espaço dado à CND para apresentar a caminhada do Diaconado no Brasil, seus frutos, dificuldades e perspectivas.

A ENAP também apresentou a programação do próximo Encontro de Formadores de Escolas Diaconais, transferido para outubro de 2020, no CCM de Brasília. Foram colhidas sugestões do assessor da Presidência diácono José Durán y Durán e dos Conselheiros presentes, representando os Regionais. Entre as sugestões, destacam-se o resgate histórico da formação diaconal no país e o perfil exigido do diácono permanente.

A apresentação do relatório da Equipe Nacional de Assessoria de Comunicação (ENAC) foi feita inicialmente pelo coordenador diácono José Carlos Pascoal, exortando os presidentes das CRDs a enviarem as notícias, programações e eventos dos Regionais, para alimentação do site e das redes sociais. O diácono Leandro Marcelino dos Santos, responsável pelo novo site, tirou as dúvidas dos conselheiros e Presidência sobre as filiações, emissão da Carteira de Identificação Diaconal da CND e atualizações. “O novo site oferece muitas ferramentas que vão facilitar o acesso e manuseio por parte dos internautas”, disse.

Os relatórios da Tesouraria, apresentados pelo tesoureiro diácono Antonio Oliveira dos Santos, enfocaram, principalmente, na questão da manutenção da CND e, por extensão, das CRDs e CDDs. Algumas questões precisam ser urgentemente revistas com relação às contribuições dos diáconos e dos repasses para a manutenção da CND. Investir em comunicação e esclarecimentos é a meta. A mesma linha foi seguida na apresentação dos relatórios do Conselho Econômico e Fiscal, feito pelo diácono Raimundo Escolástico, coordenador, que se mostrou preocupado com a queda de arrecadação por parte da CND e as despesas com reuniões e atividades da Presidência.

O diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), presidente da CND, confirmou, após aprovação do Conselho Consultivo, as negociações para aluguel de sala em Brasília, em contato com a Conferência Nacional dos Bispos do brasil (CNBB). “Precisamos ter em Brasília um local para guardarmos a memória do diaconado, composta de documentos, fotos e material de arquivo, espalhados em vários locais, além de termos equipamentos necessários para reuniões da Presidência e do Conselho Consultivo”, afirmou.

As atividades do dia foram encerradas com visita à Pontifícia Obras Missionárias (POM), chamada de “Casa do Papa”.

De Brasília, diácono José Carlos Pascoal – ENAC / CND.