Home | Publicação | A AVE-MARIA, REZADA COM A IGREJA E COMO A IGREJA, NÃO PRECISA SER ALTERADA

Compartilhe:

A AVE-MARIA, REZADA COM A IGREJA E COMO A IGREJA, NÃO PRECISA SER ALTERADA

01/05/2023

A AVE-MARIA, REZADA COM A IGREJA E COMO A IGREJA, NÃO PRECISA SER ALTERADA

 
Diácono Desembargador Delintro Belo de Almeida Filho - CRD Centro Oeste

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco (cf. Lucas 1,28), bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus (cf. Lucas 1,42). 

Santa Maria, Mãe de Deus (No terceiro Concílio Ecumênico, o de Éfeso em 431, foi declarada Santa Maria a Mãe de Deus. Nela, reconhecemos uma só divindade. Assim, a Igreja proclama um único Deus no Pai e no Verbo, por isso, a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus. Tendo chegado à plenitude dos tempos “Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher” (cf. Gálatas 4,4-9),

Rogai por nós, pecadores (A Bíblia, em 1 João 1,9, diz que quem confessa seus pecados recebe o perdão de Deus. Consequentemente, quem não confessa não recebe o perdão!  Confessar para ser perdoado! Mas não basta confessar. A confissão deve vir de um coração realmente arrependido, pronto para mudar de vida. Quando alguém se arrepende e confessa seus pecados, aceitando Jesus como seu salvador, fica salvo da condenação e é perdoado de todos os seus pecados. Pedir a Maria que rogue por nós, pecadores, é o mesmo que pedir perdão por meio da sua onipotência suplicante e ter a certeza de poder receber o perdão de Deus, cumpridas as verdadeiras disposições), agora e na hora de nossa morte (Essas são as horas decisivas e de maior necessidade: devemos converter durante esta vida; e perseverar até o fim, na hora da nossa morte. “Quem perseverar até o fim, será salvo!” - cf. Mateus 24,13).

Amém! (Isso mesmo! Eu creio! Que aconteça assim! Assim seja!).

Logo, podemos dizer que a Ave-Maria se divide em três partes principais:

1. A primeira parte, “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco”, sendo as palavras do anjo dirigidas a Maria na Anunciação (Lc 1,28);

2. A segunda parte, “Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre”, sendo as palavras de Isabel dirigidas a Maria na Visitação (Lc 1,42); e

3. A terceira parte, “Rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte”, sendo uma oração de súplica a Maria.

O que acontece quando rezamos a Ave Maria? O que queremos dizer com essa última parte da oração? O que estamos pedindo para Maria cada vez que rezamos a Ave Maria?

Uma das coisas que acreditamos como católicos é que os santos estão verdadeiramente vivos porque estão em Deus e compartilham a mesma vida divina da Santíssima Trindade.

É precisamente por isso que podemos pedir que os santos rezem a Deus por nós e intercedam por nós durante a nossa vida; a sua “atividade evangelizadora” não acabou aqui na Terra, mas continua de forma ainda mais intensa no Céu. Acreditamos também que as orações dos santos têm uma força particular, sendo que eles têm uma comunhão e intimidade muito maior com Deus do que nós temos.

Se tudo isso se aplica a todos os santos, quanto mais à Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa Mãe, a maior santa da história! Maria, que está viva em corpo e alma no céu, reza e intercede por todos os seus filhos que ainda peregrinam aqui na Terra e que pedem a sua proteção e guia.

As fontes válidas da revelação divina, para o Católico, são a Tradição Oral, a Tradição Escrita e o Magistério da Igreja! Sendo fiéis àquilo que Deus nos revelou e que nos foi transmitido à luz do Espírito Santo, estaremos no caminho seguro da salvação!

Não precisamos de “outros mestres”!