Home | Publicação | A missão continua: nova presidência da CND é empossada

Compartilhe:

A missão continua: nova presidência da CND é empossada

07/04/2019

A missão continua: nova presidência da CND é empossada

No término da Celebração Eucarística, na manhã deste domingo, 07 de abril, que marcou a abertura das atividades do último da XI Assembleia Geral da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), foi empossada a nova presidência da Comissão. Tendo como presidente o diácono Francisco Salvador Pontes Filho (diácono Chiquinho), a nova equipe, eleita na tarde de ontem (06), durante o evento, estará à frente da CND pelos próximos quatro anos.

Após a cerimônia de posse, o agora ex-presidente, diácono Zeno Konzen, leu uma mensagem final e de agradecimento a todos os que colaboraram no período que esteve à frente da Comissão. “Deixo aqui meu profundo agradecimento a tantos bispos que convivi e que foram meus amigos. Aos presbíteros, que me reservo de não os nomear, pois são muitos, que andaram comigo nesta estrada. E, aos amigos e irmãos diáconos de todo o Brasil que me ajudaram a transformar as cruzes em vitórias”, declarou. Na mensagem, lembrando a intercessão da padroeira do Brasil, o diácono disse ainda, que, “durante esses anos sempre orei pedindo à nossa Senhora Aparecida proteção sobre todos nós, e ela nos atendeu! Obrigado mãe Maria”.

Após a fala do ex-presidente, o novo presidente empossado, diácono Francisco Salvador Pontes Filho, expressou a alegria de receber a confiança dos diáconos do Brasil em poder representá-los. "Ser presidente da CND nunca foi um projeto pessoal. Quero ser um instrumento para esta comissão e é com equilibrio que quero estar à frante dela. Se existe uma luz que precisa brilhar, essa luz é Jesus Cristo", declarou. O novo presidente, disse ainda, que, conta com o apoio e a oração de todos para esta grande missão.

Conheça o perfil do presidente e todos os eleitos para a nova presidência, clicando aqui.

Carta da Assembleia

Os participantes da XI Assembleia Geral da CND enviaram uma carta a toda a Igreja no Brasil, em especial aos diacônios espalhados por todos as regiões do país. A carta foi assinada pelos delegados participantes da Assembleia.

Leia a carta na íntegra:

Carta da XI Assembleia Geral Ordinária Eletiva da CND

Sob a proteção de Deus e regidos pelos Estatutos Civil e Canônico da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Regulamento das Assembleias Gerais da CND e Edital de Convocação das Eleições, esteve reunida no período de 04 a 07 de abril de 2019, a XI Assembleia Geral Ordinária Eletiva da CND.

Mais uma vez, a Assembleia da CND manifesta a expressão de representatividade e comunhão dos Diáconos do Brasil, através de um colégio eleitoral de 155 eleitores.

Fiel ao tema da Assembleia, os participantes dedicaram grande parte do tempo à reflexão sobre os desafios da formação inicial e permanente, conduzidos por Dom João Francisco Salm.

Cumprindo fielmente as normas pertinentes, a Assembleia dos Diáconos elegeu, de forma tranquila e fraterna, a nova Diretoria da sua Comissão Nacional.

Como expressão de corresponsabilidade e participação, os diáconos participantes da Assembleia foram chamados a propor metas que servirão de subsídio para o planejamento da nova Diretoria da CND.

A forte presença e participação das esposas neste evento, contribuiu para enriquecer e fortalecer o ministério dos maridos diáconos.

A celebração diária da Eucaristia, encontro pessoal com Jesus, foi e sempre será luz para discernir o melhor caminho.

O acolhimento e a estrutura do Centro Pastoral Dom Fernando, espaço de realização da 11ª Assembleia, propiciaram condições favoráveis ao bom desempenho das atividades.

Concluindo a 11ª Assembleia Geral da Comissão Nacional dos Diáconos, enche os nossos corações um sentimento de reconhecimento e gratidão pela trajetória percorrida pelo Diaconado Permanente no Brasil.

Reconhecimento e gratidão à Diretoria que conclui o seu mandato. Confiança e apoio à Diretoria que inicia o seu mandato.

Gratidão a todos os que tão bem nos acolheram no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia.

Próxima Assembleia

Ao final da XI Assembleia Geral, foi anunciado que, possivelmente, após diálogo com organização e bispo local, a próxima Assembleia Geral será realizada na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), Regional Leste 2. Em breve a comissão anunciará mais informações sobre a preparação do evento.

XI Assembleia em números

Participaram da XI Assembleia Geral da CND, 155 diáconos, 55 esposas, 1 aspirante ao diaconado, 4 presbíteros, 3 religiosos, 2 leigos e 3 bispos.

Você também pode acompanhar fotos e relatos dos melhores momentos da XI Assembleia Geral da CND na página oficial da Comissão no Facebook.