Home | Publicação | A Missão do Diácono na Instrução da Congregação para o Clero

Compartilhe:

A Missão do Diácono na Instrução da Congregação para o Clero

21/07/2020

A Missão do Diácono na Instrução da Congregação para o Clero

INSTRUÇÃO 'A conversão pastoral da comunidade paroquial a serviço da missão evangelizadora da Igreja'
CONGREGAÇÃO PARA O CLERO, 29.06.2020, divulgada em 20.07.2020

DIACONATO, PARÓQUIA E EVANGELIZAÇÃO

- O Concílio Vaticano II não se limita "confinar" o diaconato apenas no serviço caritativo ou a reservá-lo para o serviço litúrgico. Em vez disso, especifica que se trata de um grau do Sacramento da Ordem e, por isso, os diáconos são sustentados pela graça sacramental na diaconia da liturgia, da PREGAÇÃO e da caridade e servem ao povo de Deus, em comunhão com o BISPO e seu presbitério. (n. 81)

- São muitos os encargos eclesiais que podem ser confiados a um diácono, ou seja, todos aqueles que não comportam o pleno cuidado das almas. (n 81)

- A história do diaconato recorda que tal ministério foi instituído em vista ao anúncio do Evangelho, a plantatio  ecclesiae, com a consequente catequese kerigmatica e para a ação caritativa, que comporta também a ADMINISTRAÇÃO dos bens. (n. 82)

- Em dadas circunstâncias, na impossibilidade de nomear um pároco, e para dar prosseguimento à missão evangelizadora da comunidade, o bispo diocesano pode confiar a um diácono a participação ao exercício do cuidado pastoral de uma paróquia. (n. 87).