Home | Publicação | Ano Novo, Vida Nova

Compartilhe:

Ano Novo, Vida Nova

30/12/2010

Diácono José Carlos Pascoal

Assessor de Comunicação da CND (ENAC), Presidente do Regional Sul 1 e agenda da PASCOM diocesana.

O que marca o final de um ano é o desejo de vida nova no ano que se inicia. Os propósitos, as promessas marcam a fala das pessoas. Mas podemos fazer um balanço: o que cumprimos das promessas feitas no início de 2010? Podemos refletir o Salmo 115 (116): “Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo o que Ele me tem dado?” (vs. 3). O salmista deixa claro seu propósito: “Cumprirei os meus votos para com o Senhor, na presença de todo o meu povo” (VS. 5.9).

A presença do fiel na comunidade e, mais que isso, a sua participação, é que mostra o propósito de “cumprir os votos para com o Senhor”. Com o salmista poderemos dizer de coração livre: “Oferecervos- ei um sacrifício de louvor, invocando o nome do Senhor” (VS. 8).

O Mestre nos alerta: “A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe, que envie operários para sua messe” (Mt 9, 37-38). Diz a canção: “São muitos os convidados, quase ninguém tem tempo”. “Tempo é questão de opção”, dizia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, primeiro Bispo de Jundiaí, cujo processo de beatificação está bem adiantado.

Que façamos a opção pelas coisas de Deus em favor do nosso ministério diaconal, nas comunidades e paróquias, opção preferencial pelos pobres.

Muitos são os propósitos e as propostas da CND e CRDs para 2011. Mais que tudo, precisará da participação dos Diáconos Permanentes, esposas e famílias, para que se consiga fruto. As novidades provocam muitas vezes, discussão e questionamento. Enquanto permanecemos na margem, por omissão ou rotina, não crescemos.

Então, o propósito da Igreja é nos levar a abraçar a causa do Reino, ir ao encontro dos menos favorecidos, sermos autênticos “discípulos missionários de Jesus Cristo”, conforme nos exorta o Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

A Missão da Igreja começa no Templo, mas acontece no Tempo. Espalha-se por todos os lugares onde a Palavra deve ser anunciada. O Discípulo Missionário de Jesus Cristo não vê obstáculos, confi a na plenitude da graça do Espírito Santo.

Que em 2011 possamos estar em plena sintonia e harmonia com a Igreja, deixando de lado as querelas e fofocas pessoais ou comunitárias e nos coloquemos verdadeiramente a serviço do Reino de Deus.

Maria Mãe de Jesus, a “Estrela da Evangelização”, a “primeira catequista”, exemplo de Diaconia, estará sempre intercedendo por seus fi lhos, que somos todos nós. Santo Estevão e São Lourenço roguem por nós.

Data do artigo: 30/12/2010