Home | Publicação | ARQUIDIOCESE DE LONDRINA (PR) CELEBRA SÃO LOURENÇO E 20 ANOS DE ORDENAÇÃO DIACONAL DA SEGUNDA TURMA

Compartilhe:

ARQUIDIOCESE DE LONDRINA (PR) CELEBRA SÃO LOURENÇO E 20 ANOS DE ORDENAÇÃO DIACONAL DA SEGUNDA TURMA

15/08/2025

ARQUIDIOCESE DE LONDRINA (PR) CELEBRA SÃO LOURENÇO E 20 ANOS DE ORDENAÇÃO DIACONAL DA SEGUNDA TURMA

Missa reuniu mais de 50 diáconos permanentes, familiares e comunidade na Paróquia Nossa Senhora da Luz

No dia 9 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Londrina, recebeu uma celebração especial: a Missa da Festa de São Lourenço, diácono e mártir, unida à ação de graças pelos 20 anos de ordenação da segunda turma de Diáconos permanentes da Arquidiocese de Londrina (PR). A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz e concelebrada pelo pároco, padre João Adão Andrade, e pelo padre Manoel Joaquim dos Santos, assessor da Pastoral Presbiteral. Participaram mais de 50 diáconos com suas famílias, além de paroquianos e amigos.

A celebração teve início com uma homenagem à segunda turma de diáconos permanentes, relembrando sua trajetória e os inúmeros serviços prestados à Igreja ao longo de duas décadas: celebrações da Palavra, administração de sacramentos, grupos bíblicos de reflexão, exéquias, visitas a doentes, atuação na pastoral familiar, liturgia, Cáritas, pastorais sociais e grupos de oração. A ordenação dos 24 diáconos permanentes da segunda turma ocorreu em 2004, no Ginásio de Esportes Moringão, diante de aproximadamente 8 mil pessoas. O lema escolhido para a turma foi: “Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27). Entre os ordenados — Claudinei, Daniel, Delermo, Donivaldo, Edson, Elio, Fernando, Genésio, Givan, Jorge, José Onivaldo, José Renato, Luiz Brito, Marcos Noel, Neri, Harry, Orlando, Osvaldo Pechim, Paulo Roberto, Ronaldo, Silvestre, Sirineu, Vicente e Wilson — dois já partiram para a Casa do Pai: Delermo e José Onivaldo. Seus familiares também estiveram presentes na celebração.

Em sua homilia, dom Geremias refletiu sobre a fé e a vocação, ligando a missão do diácono permanente à vivência da paternidade e à importância da família. Inspirando-se na carta aos Hebreus, destacou o exemplo de Abraão, que deixou sua terra e segurança para seguir a promessa de Deus, ainda que não pudesse vê-la. “Essa confiança inabalável em Deus deve também inspirar nossa missão como pais e diáconos”, afirmou. Comentando o Evangelho, o arcebispo ressaltou o convite de Jesus a não ter medo, pois o Pai se agrada em dar-nos o Reino, e a necessidade de vigilância e fidelidade na missão. Lembrou ainda que São Lourenço é um modelo para os diáconos, pela dedicação aos mais necessitados na caridade

Ao final da Missa, o diácono Osvaldo Pechim, coordenador da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), também celebrando seus 20 anos de ordenação, agradeceu a todos pelo trabalho realizado em cada comunidade e incentivou a perseverança na missão. Padre Manoel Joaquim, representando o clero, expressou reconhecimento pelo serviço dos diáconos permanentes e ofereceu palavras de encorajamento. Após a celebração, diáconos, familiares e comunidade participaram de um coquetel de confraternização, que contou com o tradicional bolo comemorativo pelos 20 anos de ordenação da segunda turma.

* Pascom Arquidiocesana - Fotos: Adailton Costa e Vanessa Castilho