AS DIMENSÕES DO MINISTÉRIO DIACONAL
20/06/2022
Diácono George Castro - Arquidiocese de São Luis (MA)
O ministério diaconal tem, por base,três dimensões: A Caridade, a Palavra e a Liturgia. Pregar sobre a realidade social do nosso povo é essencial ao ministério diaconal, o Diácono não é um assistente social, é um promotor de justiça social, deve participar ativamente das dores e sentimentos do povo sofrido, por falta do pão eucarístico e por falta do pão nosso de cada dia.
Ser alheio a essas coisas é ignorar o "ser" diaconal. O Diácono é o ministro da Palavra por excelência! Deve anunciar a Palavra de Deus para a salvação das almas, mas não pode esquecer que essas almas tem corpo, que choram, sentem dor, sentem fome e sede. Anunciar o Evangelho é também denunciar o que não está de acordo com o Reino de Deus, em todas as esferas: Social e Moral.
O Diácono, na liturgia, celebra com o povo suas dores e vitórias, suplica, louva e exorta. Não é um mero assistente do altar, que exibe belas dalmáticas e espalha incenso na Igreja. Temos uma função litúrgica essencial e profunda. Os mártires diáconos, nos mostram bem isso: Santo Estevão , martirizado por causa da pregação, São Lourenço, martirizado por causa da caridade, obediência e zelo pelo Igreja.
Nosso "espaço" como Diáconos na Igreja, depende do nosso "ser" diaconal, não depende dos padres, e nem do bispo. O espaço nós já temos: O povo de Deus, a missão. Se fizermos apenas o que temos que fazer junto ao povo, Deus nos recompensará da mesma forma que recompensou a Santo Estevão e a São Lourenço.